segunda-feira, 2 de abril de 2012

SEMANA SANTA


Que o Amor de Oxalá esteja com todos!


Hoje, domingo 21 de Março Começa a Semana Santa.

Algumas pessoas falam que esta semana nada tem haver com a Umbanda, porém sendo a Umbanda Cristã - reconhecendo em Jesus a representação de Oxalá - ela tem sim grande significado.

Para isso temos de entender o que é a semana Santa.

Ela inicia no Domingo de Ramos e culmina no Dia de Páscoa. Os acontecimentos desse período estão nas Escrituras Sagradas (Bíblia), e tem profundo significado para nós. Os exemplos de abnegação, fé, caridade, amor e submissão dados pelo médium dos médiuns (Jesus) são as bases que nos levarão ao progresso espiritual. As Igrejas Católicas, evangélicas e muitas outras de raízes Cristãs fazem ao decorrer da semana diversos rituais para lembrar cada passagem, porém para nós Umbandistas o importante é meditar nos significados de cada cada mensagem e como o exemplo de Jesus pode mudar para melhor o significado de nossas vidas. A Umbanda não proíbe seus adeptos de participarem de missas ou cultos de outras igrejas que possuem o mesmo objetivo: O melhoramento íntimo.

A partir de hoje até a Páscoa (no próximo Domingo) devemos meditar  acerca da aplicação das lições aprendidas levando como base o que as escrituras nos falam sobre o ocorreu. Tendo como objetivo a nossa evolução espiritual, e dos nosso irmãos de fé.

RITO DA SEMANA SANTA



Em nossa Tenda, um dos espíritos de muita sabedoria ensinou um ritual muito bonito a ser feito na Quinta-Feira que antecede a Sexta-Feira Santa. Ele se chama "Santa Ceia".

Como fazer:

Na Quinta-Feira da semana Santa, prepare uma mesa no centro da casa. Coloque uma tolha branca e treze pratos, como se 13 pessoas fossem jantar ali.

Dentro dos pratos, coloque um pedaço de pão e ao lado um copo de vinho.

No centro da mesa, acenda uma vela branca.

Reúna a família ao redor da mesa e orem juntos o Pai Nosso. Peçam ao Mestre Jesus e seus apóstolos que visitem e abençoem esse lar e que a paz, a fartura, a harmonia e alegria sempre possam ali reinar.

No outro dia pela manhã, cada pessoa da casa ou visitas que ali chegarem, deverão com respeito e em oração se alimentar do pão e beber do vinho, como se estivesse compartilhando da ultima ceia de Jesus.

Esse ritual ensinado pelo Seu Zé Pilintra de nossa mãe de santo, visa trazer paz, luz e harmonia para dentro dos lares. Todos podem fazer, independentemente da religião que professem.

Para nós Umbandistas, Jesus foi um espírito de extrema evolução, o maior médium, com ele aprendemos a amar e a perdoar. Independentemente de como as outras religiões nos rotulem, nós temos a certeza que estamos nos caminhos de Cristo, rumo a evolução!




   

Um comentário:

  1. que lindo muita gratidão SALVE DEUS...SALVE AS FORÇAS SAGRADAS DA NATUREZA...SALVE TODOS ORIXAS....MUITO GRATA PELAS PALAVRAS SAGRADAS...
    Stelma, orla da Bahia...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

T.U. Filhos da Vovó Rita

T.U. Filhos da Vovó Rita