sexta-feira, 15 de julho de 2011

O UMBANDISTA E O RESPEITO PELA NATUREZA


A Umbanda é uma religião que está profundamente ligada à Natureza. Sem Natureza não haverá Umbanda!

Isso porque nossos Orixás e espíritos habitam justamente as florestas, campinas, cachoeiras, pedreiras, lagos, pântanos, rios, fontes, praias, mares, etc. São desses lugares, pontos de força, que retiramos as energias necessárias para realizar os cruzamentos, amacis, deitadas, etc., rituais essenciais ao desenvolvimento mediúnico na Umbanda.

Por essa razão, mais do que qualquer outra pessoa, o Umbandista deve ter uma forte consciência ambiental. Como iremos pedir o auxílio e a presença do senhor das matas, se quando lá estamos, sujamos seu espaço? Queimamos suas árvores? Matamos seus animais?

E a Senhora da cachoeira, será que fica feliz ao ver a quantidade de litros, tocos de velas, alguidares deixados em seu recanto?  

É lógico que não.

Uma das melhores oferendas que fazemos a essas forças é preservar os seus domínios. Devemos respeitar cada ponto da natureza, como se fosse um templo sagrado e intocável.  

Por isso, quando houver a necessidade de realizar uma oferenda, em qualquer lugar da natureza, evite deixar qualquer espécie de lixo. Procure utilizar materiais biodegradáveis no lugar de plásticos, vidros, metais, etc.

Ao invés de alguidar, forre o local com folhas de bananeira ou mamona. O Alguidar demora muito para se decompor e evita a decomposição rápida dos elementos que estão dentro dele, gerando o mau cheiro.

Ao invés de deixar garrafas, despeje o líquido em volta da oferenda. O vidro, além de demorar para se decompor, pode causar ferimentos às outras pessoas que por ali passam.  Despejando o líquido ao redor da oferenda, a terra sugará sua oferta e a essência será entregue a força que você desejar.

Ao invés de presentes de plásticos, como pentes, espelhos, etc., comuns nas oferendas à Iemanjá e Oxum, opte por flores e materiais de madeira. Não jogue garrafas dentro dos rios e mares, despeje a bebida nas águas e leve o litro para o lixo. A intenção, a validade, será a mesma.

Evite acender velas próximo às arvores e vegetações secas. Essa atitude irá evitar incêndios e a destruição da mata sagrada. 

Procure desenvolver essa consciência e a leve para o dia-a-dia. Não jogue lixo nas ruas, praças, encostas, rios, bueiros. Não polua o ar com gases tóxicos. Troque as sacolas plásticas pelas sacolas de fibra. Separe os materiais recicláveis. Evite incêndios. Aconselhe as demais pessoas a tomarem as mesmas atitudes, pois só assim poderemos salvar nosso planeta.

Com essas atitudes simples e inteligentes, o Umbandista se integrará ainda mais à natureza, passando a ser parte dela. Além de contribuir para a preservação do planeta, estará, indiretamente, agradando aos Orixás, pois estará fazendo sua parte na preservação de suas moradas sagradas.



6 comentários:

  1. lindo muita luz saraváaaaaaaaaaaa, filhos de pembá

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii as matérias, pois estou em desenvolvimentos e muitas duvidas surgem e boa parte delas foi esclarecidas.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã! Seja Bem Vinda!

      Ficamos felizes ao saber que nosso trabalho está sendo útil!
      Que Oxalá te ilumine nessa caminhada na seara Umbandista!

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá! Estou começando agora a entender a definição do que é Umbanda até porque para acreditar, primeiro tenho que conhecer e aqui tenho encontrado muitas respostas para minhas dúvidas. Muito obrigado!

    Salve o pai Xangô!
    Salve a mãe Oxum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão!

      Ficamos felizes ao saber que nosso trabalho está sendo útil!
      O conhecimento é fundamental, dentro de qualquer religião! E a Umbanda não fica fora! Pois cada pessoa que adentra a seara Umbandista deve ter consciência e conhecimento dos pormenores da doutrina que escolheu! E conhecendo a fundo a Umbanda, certamente será um médium mais dedicado e mais completo!

      Seja bem vindo à Umbanda!
      Que Oxalá te ilumine!
      Abraço!

      Excluir

Deixe sua opinião

T.U. Filhos da Vovó Rita

T.U. Filhos da Vovó Rita