segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A PEMBA NA UMBANDA





Um dos elementos indispensáveis à Liturgia Umbandista, porém pouco comentado e estudado, é a PEMBA. 

Mas, de onde veio esse elemento? Qual sua função? Qual sua história? Para que é utilizado? O que representa cada cor? 

Buscar-se-á neste humilde texto responder essas indagações, a fim de oportunizar aos nossos filhos de fé, e irmãos em geral, o esclarecimento sobre esse instrumento sagrado tão utilizado por todos os nossos guias espirituais.

Ao comprar uma Pemba nova, em qualquer loja de Umbanda deste país, certamente você irá encontrar um folheto dentro da embalagem, com as seguintes informações:

"Pemba Legítima Africana" - Recuse imitações!


"A PEMBA é objeto permanente aos ritos Africanos, mais antigos que se conhecem, fabricada com o pó extraído dos MONTES BRANCOS KABANDA, é empregada em todos os RITOS E CERIMÔNIAS, festas, reuniões ou solenidades africanas e umbandistas. 

Nas tribos de UMBANDA, BACONGO E CONGOS, é usada a PEMBA sob todos os pretextos. Quando é declarada a guerra, os chefes esfregam o corpo todo com a PEMBA para vencer os inimigos; por ocasião dos casamentos, os noivos são pelos padrinhos esfregados com a PEMBA para que sejam felizes; o negociante que quer conseguir um bom negocio esfrega um pouco de PEMBA nas mãos; em questões de amor então, bem grande é a influencia da PEMBA, usando-a as jovens como se fosse o pó de arroz porque dizem, traz felicidade no amor e atrai aquele a quem deseja." 

Como era fabricada a PEMBA na antiguidade? 

Era privilegio do SACERDOTE MAIS VELHO DA TRIBO a direção dos trabalhos da fabricação da PEMBA. Esta era feita por moças virgens em completo jejum presididas pelo SACERDOTE, que durante a fabricação não podia tomar alimento de espécie alguma nem beber agua, apenas fumando o seu cachimbo, que era considerado sagrado. 

Durante três dias e três noites e às vezes mais, a PEMBA era trabalhada, acompanhada por música de CONGO, as virgens cantavam sem cessar preces à VIRGEM PEMBA para que esta transmita todas as suas virtudes a que estão fabricando. 

A PEMBA É OBJETO DE GRANDE COMERCIO ENTRE OS AFRICANOS 

LENDA DA PEMBA 

Contam as lendas das tribos Africanas o seguinte sobre a PEMBA: 

M. PEMBA era o nome de uma gentil filha do SOBA LI-U-THAB, SOBA poderoso dono de grande região e exercendo a sua autoridade sobre um grande numero de TRIBOS. 

M. PEMBA estava destinada a ser conservada para ser virgem para ser ofertada as divindades da TRIBO, acontece porem que um jovem estrangeiro audaz, conseguiu penetrar nos sertões da ÁFRICA, e se enamorou perdidamentede M. PEMBA. 

M. PEMBA por sua vez correspondeu fervorosamente a este amor e durante algum tempo gozaram as delicias que estão reservadas aos que se amam. 

Porem não há bem que sempre dure, o SOBA poderoso foi sabedor destes amores e uma noite de luar mandou degolar o jovem estrangeiro e jogar o seu corpo no RIO SAGRADO U-SIL para que os crocodilos o devorassem. 

Não se pode descrever o desespero de M. PEMBA e para prova de sua dor esfregava todas as manhas o seu lindo corpo e rosto com o pó extraído nos MONTES BRANCOS KABANDA e a noite para que seu pai não soubesse dessa sua demonstração de prazer pela morte e seu amante, lavava-se nas margens do RIO DIVINO U-SUL. 

Assim fez durante algum tempo, porem, um dia pessoas de sua tribo que sabiam dessa paixão de M. PEMBA,e que assistiam a seu banho viram com assombro que M. PEMBA elevava-se no espaço ficando em seu lugar uma grande quantidade de massa branca lembrando um tubo. 

Apavoradas correram contar ao SOBA o que viram, este desesperado quis mandar degolar a todos, porem como eles haviam passado nas mãos e corpos o pó deixado por M.PEMBA notaram que a cólera do SOBA se esvaia, e que ele tinha se tornando bom não castigando os seus servos. 

Começou a correr a fama das qualidades milagrosas da massa deixada por M. PEMBA atravessou esta e muitas gerações chegando até nossos dias prestando benefícios àqueles que dela se tem utilizado."

Pois bem, essas informações  interessantes, porém não  seguras, são encontradas dentro de qualquer caixa de Pemba. Não são informações seguras porque não citam a fonte, ou, ao menos, o autor do texto. Por isso, toda história lá contada deve ser vista com reservas.

Há também indicações de como e quando usar. Todavia, optei por não transcrevê-las aqui, por entender se tratar de informações superficiais que não iriam acrescentar em nada nosso estudo, pelo contrário, poderiam confundir o leitor. 


Entretanto, havemos de concordar que a origem da Pemba é, sem sombras de dúvidas, Africana.



Ela é confeccionada com uma substância chamada “caulim” (argila pura de cor branca), 
Importado da África. Em razão da dificuldade de importação, o “caulim” foi substituído pelo 
“calcário” e a ”tabatinga”.

Sua confecção é bem simples: Basta misturar uma pequena quantidade do material citado acima triturado com um pouco de goma arábica diluída em um pouco de água, Deixá-la secar um pouco, e antes que a massa endureça dar a ela o formato desejado.

Trata-se  de um dos elementos indispensáveis dentro da liturgia Umbandista. É um elemento sagrado que, quando imantado, cruzado, pela entidade, torna-se uma ferramenta poderosa. É por meio dela que o guia espiritual irá fazer seu ponto riscado.


O Ponto riscado é a identidade do guia. É através do ponto que ele será identificado e confirmado. Cada risco feito na tábua de ponto tem o seu por quê. Tais símbolos informam qual é a entidade, de onde ela vem, atua na força de quem, entre outras coisas. Também, os símbolos riscados podem invocar a defesa contra os ataques inferiores, ou também o ataque contra os mesmos.


Esses símbolos são trazidos pela própria entidade. Não é o médium que cria tais pontos. Muito menos copia de alguns dos livros infelizes que existem por aí. Se o médium está realmente incorporado, a entidade irá riscar seu ponto com muita segurança e irá explicar exatamente o que ele representa. "O ponto quando riscado  cria um elo com o plano espiritual que emana energias, fluídos e vibrações diretamente no ponto. Na maioria dos casos quando é riscado um ponto a entidade põe alguém necessitado dentro dele, é quando a pessoa, às vezes, sente sente as vibrações, dependendo de sua sensibilidade. É possível também um médium vidente ver os pontos riscados brilharem e emanarem luzes diversas." (http://portalesdoceu.blogspot.com/2009/03/o-uso-da-pemba-na-umbanda.html).


Também, é bom esclarecer que, mesmo sendo duas entidades de mesmo nome, dificilmente o ponto riscado será idêntico, vez que, por mais que sejam espíritos ligados à mesma falange, possuem ainda certa individualidade. Todavia, alguma semelhança sempre haverá. 


A Pemba também pode ser usada para riscar objetos, portas, janelas, no objetivo de cruzar o ambiente, evitando a entrada de maus espíritos e de energias negativas. Além disso, a Pemba auxilia na entrada das boas energias e na abertura de caminhos.


Também, utiliza-se a Pemba para riscar as mãos, os pés e a cabeça dos médiuns. E assim é feito, geralmente, para dar a eles proteção. Também é utilizada antes da realização do amaci. A Pemba, juntamente com as águas puras e ervas sagradas fortalecem a coroa do médium, trazendo maior sintonia entre ele (o médium) e suas entidades espirituais.


Em alguns casos específicos a Pemba pode ser raspada, obtendo-se um pó, que é utilizado para determinados trabalhos e até mesmo, colocado dentro do próprio amaci. Todavia, não existe na Umbanda qualquer ritual de "sopro de pó de pemba", como existe no Candomblé.
As cores das Pembas representam à linha de qual entidade está utilizando ou a linha que se está invocando. Assim, por exemplo, um Caboclo de Ogum certamente irá riscar seu ponto de vermelho, o de Oxossi de verde, o de Xangô de marrom e assim por diante.


É bom lembrar que a Pemba não é sagrada por si mesma. Uma Pemba comprada em uma loja qualquer, se não for cruzada pelo guia da casa, não terá serventia nenhuma. Será apenas um giz como outro qualquer, sem nenhuma utilidade espiritual.
Todavia, a Pemba que é cruzada e abençoada pelo guia, torna-se uma verdadeira arma para aqueles que sabem manipulá-la. É um instrumento de luz usado pelo guia, essencial em qualquer trabalho de Umbanda.  


Também é comum se falar em "Lei da Pemba" para referir-se à Umbanda. A expressão "Filhos de Pemba" é utilizada para identificar os filhos de Umbanda, aqueles que estão cumprindo as diretrizes de Aruanda. 


Por fim, para homenagear esse instrumento sagrado, segue o ponto cantado na abertura de todos os trabalhos de Umbanda:


"Ô salve a Pemba!
Também salve a toalha!



Ô salve a Pemba!
Também salve a toalha!

Salve a coroa,
É de nosso Zambi é o maior!

Salve a coroa!
É de nosso Zambi é o maior!" 









42 comentários:

  1. Que bom que gostou!
    Seja bem vindo ao humildade blog na TU Filhos da Vovó Rita!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. blog super interessante.
    o que quer dizer "cruzar" alguma coisa?

    Obrigado

    Mario

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão Mário!

    Seja bem vindo ao blog! Ficamos feliz com sua participação!

    O termo "Cruzar" é utilizado na Umbanda para dizer que, depois da benção do espírito, aquele objeto se torna sagrado, pois passa a conter parte da sua energia. É a mesma coisa de ungir, abençoar, etc. Ou seja, no caso da Pemba, o espírito abençoa aquele objeto, tornando-o sagrado e próprio para utilizar dentro e fora das sessões de Umbanda!

    Se ainda ficou dúvidas, fique a vontade para perguntar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do que li nesse texto, todos os templos deveriam por lei espiritual, de exclarecer seus filhos de fé e seguidores.Muito lindo o trabalho do templo.Parabéns mesmo, é pesquisas desse porte que me orgulha muito ser um espirita umbandista. que Oxalá aumente sempre a luz de cada membro do templo.

    ResponderExcluir
  5. Otimo texto, eu canto no Centro e agora eu sei porque, adorei

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto, gostaria de saber o siguinificado da "LEI DE PEMBA".

    Aliás todo o Blog é muito esclarecedor, para quem procura conhecimento.

    Axé irmãos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Erci!

    Muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário!

    A Lei de Pemba é uma expressão utilizada para designar a Lei da Umbanda. Ou seja,seus regramentos, seus conceitos, seus rituais, etc, fazem parte da Lei de Pemba. Por isso, é comum chamar um umbandista de "Filho de Pemba". Trata-se de uma identificação dos seguidores da Lei de Umbanda.

    Espero ter ajudado! Continue participando!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. oi boa noite sou paula aorei a esplicasao q vc deo tenho uma aque em casa mas nao sabia pra q era e como usava, na casa da minha tia tem umas cruz msm nas portas e janela cheguei a pensar q era pra enfeitar vim descobri hj mas tenho uma curiosidade em relaçao a cor... queria saber qual cor eu posso usar em meu trabalho pois nao entra dinheiro,e to achando q meu vizinho fez alguma coisa pra minha barraca nao andar pra frente os cliente so vai na barraca dele e na minha nao sou uma pessoa tranquila nao sou de briga e nao intendo o pq ninguem vai tira copia na minha so na dele. olha eu nao quero quebra ele nao quero o mal dele, so quero saber qual cor de pemba posso usar no meu trabalho pras coisa ir pra frentepor favor mim ajude se por sivel.
    se o sr. tiver msn mim add ou manda a resposta pro meu hotmail...
    vou esta aguardando
    adelaidebr@hotmail.com
    paula

    ResponderExcluir
  9. Olá Paula!
    Obrigado pela visita!

    Que bom que gostou das explicações do blog!

    Quanto a sua pergunta, como está no texto, a pemba por si só não tenho nenhuma magia. É necessário sua imantação por um guia. Pelo que você está relatando, seus caminhos estão fechados, você não consegue prosperar. Não será apenas a pemba que vai te livrar disso. Você precisa ir em um terreiro de confiança e pedir ajuda. Se o guia que te atender recomedar a utilização da pemba, ele vai te indicar qual deverá ser usada!

    Espero ter ajudado!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. qual o horario e endereço do centro ;; dias em que posso ir ficar no apoio...

    ResponderExcluir
  11. Olá irmã,

    Passe-me seu e-mail que eu te enviarei o contato de nossa casa!

    Att.,


    ResponderExcluir
  12. olá boa noite! adorei o texo muito explicativo como faço para manter contato e poder tirar dúvidas? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kattinha!

      Que bom que gostou do blog!
      Para manter contato, basta mandar e-mail para jeffersonlg@hotmail.com ou mandar suas dúvidas por aqui mesmo!

      Também temos uma página no Facebook http://www.facebook.com/groups/256201391150968/

      e

      http://www.facebook.com/pages/Tenda-de-Umbanda-Filhos-da-Vov%C3%B3-Rita/329404893737417

      Aguardamos seu contato!

      Abraço!

      Excluir
  13. Boa Noite,
    Eu estou escrevendo para agradecer imensamente por este blog, que é verdadeiramente uma caridade, uma das maiores! Vocês doam algo que é para o resto da vida e além dela também, a sabedoria é o bem mais precioso que se pode doar. Estou conectada a pelo menos 5 horas lendo, fazendo anotações, me surpreendendo e me emocionando com tudo que estou aprendendo. Estou trabalhando em uma casa a apenas dois meses, tenho muito oque aprender e não se pode confiar em tudo que se vê na internet e também os dirigentes da casa que estou não me podem dar toda esta sabedoria em pouco tempo, eles tem muito a cuidar e eu tenho que procurar saber e entender oque esta acontecendo comigo. Tudo que li no blog de vocês me parece muito sério e verdadeiro, estou muito feliz.
    Obrigada
    Alexandra Buarque
    alexandrabuarque@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde tenho duvidas de como cruzar a pemba por favor me ajudem com duvidas de como cruzar pemba meu email samanthagatona@live.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa tarde, gostei muito do texto, mas tenho uma dúvida. Dizem que a pemba branca pode ser usada para trazer sorte no amor, quando utilizada em forma de pó. O que preciso fazer para que ela contenha energia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem, dentro da ritualística Umbandista, a cor da pemba guarda relação com a linha, falange e orixá que a entidade pertence. desconheço qualquer outra forma de utilização.

      Excluir
  16. muito interessante...gostei
    parabens !

    ResponderExcluir
  17. Como é bom podermos dispor de material tão profundo e detalhado e sem comentários tidos como levianos, embora não tenha lido tudo, achei sensacional verificar informções para um aprendizado que nunca acaba. Gostaria assim de agradecer pela iniciativa de criação do blog, e desejar saúde, sabedoria, paciência e tempo para pesquisar e compartilhar. Muitissimo parabéns. e Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou irmã! Nosso objetivo é simplesmente divulgar os fundamentos da religião e estimular i estudo e o conhecimento! Pois apenas estudando é que nos tornaremos melhores! Seja bem vinda ao blog! Abraço

      Excluir
  18. Gostaria muito de saber pra que serve a Pemba de cor cinza, pois faz uns dois dias que quando vai limpar a casa, uma amiga minha encontra um pó cinza jogado na porta da casa dela. Posteriormente ela descobriu que é Pemba. Gostaria de saber pra que serve o de cor cinza e se supostamente estão fazendo algum trabalho pra ela. Muito obg

    ResponderExcluir
  19. jogaram um pó cinza dentro da minha casa um pó tao estranho que nem as formigas passavam perto dele, e gostaria de saber pra que serve esse pó

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde fui em um Centro e o guia preto velho me cruzou nos pulsos nuca e pes gostaria de saber pra que serve tenho mediunidade MAs nao desenvolvi nao sei Como iniciar fui algumas vezes em alguns centros MAs so conhecer e ontem neste ele fez isso email fabigerrat@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Como dito no texto, a pemba é um elemento sagrado, manipulado pelas entidades para certas finalidades. Certamente ao cruzar os pulsos e nuca, essa entidade estava te energizando, te descarregando. É uma prática comum nos passes dentro da Umbanda

      Excluir
  21. Desculpe e o blog e muito bom aprendi muito cm isso e ele cruzou cm a pemba obrigada

    ResponderExcluir
  22. Sonhei uma vez com um homem velho,eu estava de frente p ele,ele me olhava e soprava um pó em mim,se n me engano um pó branco,alguem aqui será q sabe oq significa?tá c uns 8 anos mais ou menos o sonho!
    Obrigado.l!

    ResponderExcluir
  23. Existe um caboclo chamado Patiguari, se existir gostaria de saber mas dele. Obrigada. Adorei o Blog

    ResponderExcluir
  24. Uma vizinha inquilino de meu pai está jogando Pemba em minha porta e janela querendo amendrontar,ela não fala com ninguém da minha casa e da minha rua ,as filhas aprontam sempre na vizinha,São gêmeas,o que significa? já que seu que ela não tem nenhum carisma por mim e minha familia!

    ResponderExcluir
  25. Olaa..gostei muito de saber de tdu isso muito esclarecedor ..encontrei um pó branco na porta da minha casa,minha vidinha e da umbanda e não gosta de mim .gostaria de saber o que significa esse pó branco na minha porta e algo ruim??obrigado grande abraço

    ResponderExcluir
  26. Pemba branca serve para que ela e utilizada para que

    ResponderExcluir
  27. Boa noite as pembas preta, branca, amarela, vermelha quais são os significado dela e para que q serve ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayna Rodrigues! Olha, depende muito do contexto em que é utilizada e do guia que utiliza. Na Umbanda não se tem "receitas" prontas. Tudo dependerá da egrégora da casa e do guia. Por exemplo: Pemba branca, geralmente é utilizada para riscar pontos na Linha de Oxalá, contudo se somada à preta, o ponto certamente será da linha das almas. A vermelha pode ser utilizada por falangeiros de Ogum, mas também por Baianos, Ciganos, Marinheiros, e o Povo de Exu. A Amarela, pode tanto ser utilizada pelos falangeiros de Iansã, como também pelos pretos velhos. Ou seja, como disse acima, tudo dependerá do contexto que se está utilizando e por quem está utilizando. Espero ter ajudado!

      Excluir
  28. Em minha consulta a entidade passou a Pemba branca por dentro do meu colar de prata que coincidentemente é de contas. Tem algum significado específico?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia. Gostaria de saber se possível qtas cores de pembas existe no mercado. Seria uma para cada Orixá? No caso das casas que cultuam mais orixás que as 7 linhas. Existe cores para os Demais? Me perdoe se a pergunta é infantil. Sou iniciante na Umbanda.
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  30. A pessoa pode beber pemba diluida na água?

    ResponderExcluir
  31. Quero saber mais sabre penba tudo
    Passo a passo como purificação que eu posso fazer em casa

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

T.U. Filhos da Vovó Rita

T.U. Filhos da Vovó Rita