domingo, 30 de janeiro de 2011

ORIXÁS DA UMBANDA - OBALUAÊ

Antes de iniciar esse post, quero ressaltar que as singelas explicações abaixo referem-se aos Orixás na Umbanda. Sabemos que os irmãos do Candomblé, do Batuque e outras religiões de matriz africana, possuem outros conceitos e explicações, utilizando-se da mitologia, entre outros elementos, para explicar e trabalhar com os Orixás. Nesse blog, respeitando todas as opiniões diversas, serão passados apenas conceitos da Umbanda, no intuito de esclarecer os filhos de fé, acerca de seus pais e mães de cabeça!


Obrigado!

9º ORIXÁ - OBALUAÊ - O ORIXÁ DA CURA


O nono e último Orixá a ser comentado nesta série de estudos sobre os Orixás que integram a Religião de Umbanda é Obaluaê.

Obaluaê, também conhecido como Omulú, Xapanã e associado com Kavungo, divindade da nação Bantu, e com Sakpata, divindade da Nação Jeje, é o Orixá da Cura, das doenças,  das pestes.

É sincretizado com São Lázaro, o santo que voltou dos mortos e com São Roque, o santo que fora contaminado com uma peste, se curou e é invocado na cura de epidemias e doenças contagiosas.

Certamente por essas histórias, São Roque e São Lázaro passaram a ser sincretizados com Obaluaê, Orixá que possui os mesmos atributos, ou seja, senhor dos mortos e curador das pestes.

Não é demais lembrar que apesar da semelhança entre eles, não podemos confundi-los. São Lázaro e São Roque são santos confirmados pela Igreja Católica, tiveram suas passagens pela Terra. 

Já Obaluaê é um Orixá que teve seu culto iniciado na África, chegando ao Brasil e demais países da América Latina por intermédio dos negros escravos. Sendo posteriormente adotado como Orixá na Umbanda.

Uma dúvida muito comum  entre os irmãos Umbandistas é se Obaluaê e Omulú é o mesmo Orixá ou são Orixás distintos.  A resposta é afirmativa ao primeiro entendimento. Falar em Obaluaê ou Omulú é falar no mesmo Orixá.

A diferença é que o nome Obaluaê está ligado a manifestação jovem desse Orixá, guerreiro, caçador e lutador. Já Omulú representa sua a manifestação velha, de sábio, feiticeiro e guardião.

Obaluaê tem seu corpo coberto por palha da costa, em razão de possuir feridas na pele. Também, o fato de Obaluaê possuir seu corpo coberto por palha da costa, representa o mistério, especificamente, o mistério da morte que para nós encarnados ainda não está revelado.

A palavra Obaluaê vem do Yorubá Obàlúwàiyé  que quer dizer "Rei Senhor da Terra" e Omulu significa "Filho do Senhor". Todavia, como dito acima, Obaluaê e Omulú representam um só Orixá.

Obaluaê é tido como senhor da cura, médico dos pobres. É invocado todas as vezes que alguém está doente. Obaluaê é o senhor dos cemitérios, dos mortos. Por essa razão, sempre que se adentra em um cemitério se saúda Obaluaê, assim como se saúda Iansã. Obaluaê é o Orixá responsável pelo encaminhamento dos espíritos recém desencarnados. 

Muitos irmãos partem desse plano sem estarem preparados. Ainda apegados com a vida e os bens da terra, acabam por não seguir o seu caminho e passam a habitar a casa de sua família terrena. Sabidamente, tal fato acarreta grandes prejuízos não só para o espírito que ali está, como também para a familia que sofre a obsessão. Nessas horas, Obaluaê é invocado para levar esse espírito ao seu reino, encaminhando-o para a nova vida no mundo espiritual.

Obaluaê também é invocado para afastar e levar embora os espíritos maus, pertubadores e kiumbas.

Sua saudação é "Atotô Obaluaê!"

Seu dia da Semana é a Segunda - Feira.

Seu dia do ano é 02 de novembro (juntamente com o dia de finados) - 17 de dezembro (em razão do sincretismo com São Lázaro) e 16 de Agosto (em razão do sincretismo com São Roque).

Suas cores são o Preto e Branco. (No candomblé além dessas cores, usa-se também o vermelho).

Seu símbolo é o Xaxará. (Espécie de cetro de mão, feito de nervuras da palha do dendezeiro, enfeitado com búzios e contas, em que ele capta das casas e das pessoas as energias negativas, bem como "varre" as doenças, impurezas e males sobrenaturais.).

Suas oferendas levam pipoca (que representa a transformação entre a vida e morte) estourada no azeite de dendê e sem sal; velas brancas e pretas; flores brancas e água. São entregues, preferencialmente, no cruzeiro do cemitério.   

De Obaluaê originam inúmeras falanges de caboclos, pretos velhos e Exus e Pombagiras. Em relação à esses últimos, exemplificando, a falange dos caveiras (Exu Caveira, João Caveira, Tata Caveira, 7 Caveiras, Caveirinha,etc) é submissa à esse Orixá, bem como todos os demais vinculados às almas e ao cemitério.

Também manifestam-se falangeiros de Obaluaê, uma manifestação mais densa, entidades que chegam curvadas e que geralmente tem sua cabeça coberta por um pano branco. São espíritos ligados diretamente à Obaluaê.

PONTOS

Seguem abaixo alguns dos pontos cantados para invocar e louvar esse glorioso Orixá.

Ponto 01

Meu Pai Oxalá é o Rei, venha me valer!
Meu Pai Oxalá é o Rei, venha me valer!

E o velho Omulú, Atotô Obaluaê!
E o velho Omulú, Atotô Obaluaê!

Atotô Obaluaê, Atotô babá!
Atotô Obaluaê, Atotô é Orixá!

Atotô Obaluaê, Atotô babá!
Atotô Obaluaê, Atotô é Orixá!

Meu Pai Oxalá é o Rei, venha me valer!
Meu Pai Oxalá é o Rei, venha me valer!

E o velho Omulú, Atotô Obaluaê!
E o velho Omulú, Atotô Obaluaê!

Ponto 02

Ele é um grande Orixá,
Ele é o chefe da Calunga,
Ele é seu Atotô, Obaluaê!
Ele é seu Atotô, Obaluaê!


Ele é um grande Orixá,
Ele é o chefe da Calunga,
Ele é seu Atotô, Obaluaê!
Ele é seu Atotô, Obaluaê!

Seu Omulú é,
Seu Omulú é,
Seu Omulú é,
Seu Omulú é Orixá!

Seu Omulú é,

Seu Omulú é,
Seu Omulú é,
Seu Omulú é Orixá!

Ponto 03

A quanto tempo eu andava te procurando!
A quanto tempo eu andava te procurando!
Obaluaê, Atotô!
Obaluaê, Atotô!

Obaluaê, Atotô!
Obaluaê, Atotô!

Ponto 04

Já mandei caiá,
Já mandei caiá,
Já mandei caiá sua casa,
Já mandei caiá de amarelo!


Já mandei caiá,
Já mandei caiá,
Já mandei caiá sua casa,
Já mandei caiá de amarelo!

Ponto 05

Casinha branca, casinha branca,
Que eu mandei fazer!

Casinha branca, casinha branca,
Que eu mandei fazer!

Para oferecer ao meu Pai Omulú!
Seu Atotô Obaluaê!

Para oferecer ao meu Pai Omulú!
Seu Atotô Obaluaê!

Ô salve mamãe Oxum,
Ô salve Nanã Burukê,
Seu Atotô Obaluaê!

Ô salve mamãe Oxum,
Ô salve Nanã Burukê,
Seu Atotô Obaluaê!

Ponto 06

Ô saravá!
Saravá o Rei Omulú vai chegar!


Ô saravá!
Saravá o Rei Omulú vai chegar!

E ele é o Rei,
É o Rei da Quimbanda é o Maioral!

E ele é o Rei,

É o Rei da Quimbanda é o Maioral!

Ponto 07

Quando chegar a hora de ir me embora, de me libertar!
Desta terra tão sofrida, em sua guarida irei repousar!
Derramarei o meu pranto, em seu campo santo estarei a rezar!
Nesta hora tão funesta, serás dia de festa por lhe encontrar!
Sob a sua terra fria, glorioso dia irei exaltar, atotô!

Atotô, atotô, Obaluaê!
É seu filho chegando, venha meu Pai me valer!
Sua flores sagradas, vêm em meu a corpo correr!
Que ser afagado pelo seu azé, louvarei seu Reinado Obaluaê!
Louvarei seu Reinado Obaluaê! Atotô!


Ponto 08


Obaluaê é filho do oriente!
Obaluaê é filho do oriente!
Acorda quem está dormindo,
Levanta quem está doente!



Acorda quem está dormindo,
Levanta quem está doente!
































































42 comentários:

  1. você pode me dizer se eu vou ser uma boa enfermeira sim ou não...quero agora a resposta .

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Creio que equivocou-se em sua pergunta, visto que não condiz com o contexto do blog.

    Att.,

    ResponderExcluir
  3. Ola, me chamo Arlete e estou iniciando um aprendizado desse universo denominado Espiritismo. Adorei o blog, me foi bastante esclarecedor.Em uma casa de Xango, um de seus filhos me disse que o meu orixa e Obaluaie- omulu, dai então comecei minha busca por melhor entendimento, se puderem me ser util de alguma forma,ficarei eternamente grata!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Arlete!
    Que bom que gostou do blog!
    Seja bem vinda à Umbanda!
    Espero que encontre respostas para suas indagações e que ele seja útil em sua evolução moral e espiritual!

    Que os Orixás te abençoem!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Meu no me é Vitória.
    Gostei MUITO do blog !
    Também gostaria de saber qual é o meu orixá de cabeça, eu procurei na internet mas davam vários orixás... Obrigada ! Muito útil !

    ResponderExcluir
  6. Olá Vitória!

    Que bom que gostou de nosso blog! Nosso objetivo é desmistificar a religião e levar informações a todos àqueles se interessam pela Umbanda.

    Quanto a sua pergunta, não existe uma tabela que mostre qual é seu Orixá. Isso não existe. Você só vai saber seu Orixá quando começar a frequentar uma casa e iniciar seu desenvolvimento. Essas tabelinhas que existem por ai, com todo respeito é pura furada! Se deseja se apegar a um Orixá antes de seu desenvolvimento, se apegue a Oxalá o Orixá maior! Com o tempo você irá descobrir o seu! I
    Qualquer dúvida, estamos à disposição!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Que a paz, o amor e a luz de Nosso Amado Mestre e Senhor, Jesus Cristo, seja sempre com todos!
    As elucidações que foram expostas neste texto são ótimas, extremamente esclarecedoras. Demonstra verdadeiramente a Umbanda. Essa Umbanda Cristã, sem atavios ou complicações exageradas, e, que se identifica muito com o Espiritismo (O "Verdadeiro Espiritismo codificado por Allan Kardec".
    Meus parabéns! Gostaria apenas de obter uma confirmação: O Orixá que vai reger 2013 é realmente Obaluaê ou vcs vêm outro?
    Muito obrigado!
    Que a paz de Jesus seja com todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu irmão! Que a Paz de Oxalá esteja contigo!

      Ficamos felizes com sua visita e com seu comentário! É bom saber que os nossos textos são lidos e apreciados por outros irmãos, contribuindo para a elucidação e evolução dos mesmos!

      Olha, nossa casa não faz previsões e também não identifica qual Orixá que regerá cada ano. Respeitamos que o faz e sempre pedimos forças a todos os Orixás para o ano vindouro! Caso obtenha esse informação, postarei aqui!

      Um grande abraço!

      Axé!

      Excluir
  8. Olá meu nome é Carol, tenho 16 anos e trabalho em um centro kardecista, desde os meus 14 anos. Minha mediunidade sempre foi aflorada. Tenho uma afinidade muito grande com Obaluaê. Geralmente os médiuns passam mal quando vão ao cemitério e eu nunca passei mal ,até fico muito bem e as pessoas acham estranho isso. O meu ex namorado era da Umbanda e ele um dia me disse que eu tenho Obaluaê. pode ser verdade? e por que? Muito obrigada desde já. e Mesmo sendo Kardecista gosto MUITO do seu blog.
    Obs: no centro q eu frequento eu recebo entidade porém elas veem doutrinadas.
    Novamente obrigada :D

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol!

    Seja bem-vinda ao nosso blog!
    Ficamos felizes ao saber que gosta de nossos estudos!

    Quanto a sua pergunta, pode sim!

    Na Umbanda a coroa (chácra coronário) de cada médium é regida por um Orixá. Esse Orixá está na vida do médium desde a hora de seu nascimento e influencia suas escolhas, personalidades e vida em geral. Então, como você é médium, se estivesse na Umbanda seria lhe consagrado um Orixá e esse Orixá poderia sim ser Obaluaê.

    Quem bom que seu desenvolvimento no centro kardecista está evoluindo! Ademais, na Umbanda as entidades também são doutrinadas, porém a doutrina da Umbanda a qual é muito parecida com a de Kardec.

    Que Oxalá te ilumine!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Muito Obrigada, esclareceu as minhas duvidas.
    Que assim seja !
    Abraço!
    Carol.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, meu nome é Leal, primeiramente parabéns a todos os espiritualistas e umbandistas por disponibilizar o conhecimemento ao próximo, entendendo que só assim poderá existir um mundo com mais saúde mental e espiritual. existem muitas dúvidas a serem tiradas por mim, pois já sofri muito com mediunidade aflorada e pesseguição devido as primitividades ainda no ego do ser humano em usar as magias da natureza para fazer o mal as outras pessoas. Bom gostaria de fazer algumas perguntas: Na natureza onde devo entregar uma oferenda para Obaluaê, como calçar um xarará para proteger minha residência, onde na natureza posso entregar uma oferenda para oxalá oxaguiã, o que é obi sua finalidade e como identifica-lo,depois perguntarei mais...

    Obrigado pela atenção qu vcs dão a todos...

    ResponderExcluir
  12. Aos meus Irmãos e minhas Irmãs, boa noite. Adorei e muito os blogs com as explicações tirando as dúvidas, principalmente as minhas, falando dos nove Orixás, mas, gostaria que os Senhores (as) postassem ou falassem um pouco sobre o São Cosme, Damião e Doum. Mais uma vez agradeço dizendo muito obrigado por tirarem as minhas dúvidas e de outros irmãos (ãs) interessados (as) a obter um aprendizado, uns conhecimentos. Que o Sr. Oxalá, todos os Orixás e as entidades espirituais de luz te abençoem, te iluminem dando essa força divina para que continuem com essa missão muito bonita de levar os conhecimentos aos que necessitam. A vcs Axé muita paz e luz... Meu nome é Demilson, filho de Santo de Pai Ogum e Mamãe Oxum. Meu e-mail: louisghasterd_jr@hotmail.com. Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saravá irmão! Ficamos felizes que tenha gostado de nosso humilde blog! publicamos um texto sobre as crianças na umbanda, o qual fala sobre São Cosme e Damião! segue o link! Abraço!
      http://filhosdavovorita.blogspot.com.br/2011/05/espiritos-da-umbanda-criancas.html

      Excluir
  13. amigo bom dia estou na umbanda a 01 ano minha filha tem bromquite um dia sentado na calçada de casa um amigo senhor de idade que tem 30 anos de umbanda passou e disse por que ta triste disse minha filha esta com bronquite ai ele disse qual e a sua religião disse leio muito livro espirita acho que sou espirita gosto mas nunca foi em lugar algum ali ele disse cham a sua filha lá chamei ele incorporou o cabloco e benzeu ela ela melhorou ai ele disse estou indo em uma casa so eu e um amigo vou falar com ele se vc pode ir eu disse tudo bem deu meu nome para ele ,no dia seguinte ele voltou e disse que para eu ir de branco lá na casa do rapaz ai eu fui conheci o rapaz ele pediu para vestir o branco ai vesti quando voltei para o rapaz olhou para mim e fechou a mão não vi mais nada quando voltei em si ele disse vou confirmar fechou a mão de novo e não vi nada nada ai ele disse filho chamei vc aqui porque eles pediram seus donos de coroa são obaluae e iemanja os mesmo que eu tenho ai fiquei com ele 02 meses um dia ele me disse o que vc aprendeu aqui levaria uns 8 anos para aprender vou viajar procura seu caminho agora filho ai ele viajou nunca mais o vi ate o celular não tem mais o velhinho vejo ele todo dia ele não vai a lugar nenhum so faz suas entregas todas as semanas ai comecei a frenquentar um centro onde estou ate hj 01 ano lá recebi preto velho sei quem e pai francisco de angola ,baiano zé do coco ,caboclo 7 flexas ,ogum megê ,esquerda exu sete estradas ai fica minha duvida ogum esta sempre na minha frente ate em casa quando chego tenho a imagem dele aqui que o rapaz cruzou quando chego comprimneto ele sinto sua radiação e muito bom isso tenho meu coco e coloco cafe para preto velho so tenho uma duvida meu dono de coroa e obaluae e iemanja por que dizem que o ogum como faço para descobrir isso amigo obaluae e so começar o ponto não vejo mais nada o que acontece ja com outros consigo lembrar depois que acaba o ritual algumas coisas pode isso obaluae e iemanjar donos de coroa e ogum de frente outra coisa estranha comprei a guia sete linhas todos os guias que vem jogavam ela longe perguntei para esse rapaz ai ele disse vc esta aqui comigo a quase dois meses que guia vc viu em mim eu disse menhuma ai ele disse então vc não vai usar guias por que eles não querem o que e isso vc pode me ajudar ficarei agradecido do fundo do coração e desculpa o falatorio abraço sou tecnico enfermagem em uti
    Fim da conversa no bate-papo

    ResponderExcluir
  14. Olá gostei muito da página ! Estão de parabéns !
    Gostaria que me tirassem uma dúvida ... Sou filha de Obaluae (atoto meu pai) e recebo ele algumas vezes uma vez ele veio e eu coloquei uma gosma em forma de baba. Até a vovó que estava me auxiliando ficou intrigada gostaria de saber o que significa isso ?

    ResponderExcluir
  15. Oi td bm ? Gostei mt do blog e quero tirar uma duvida , na linhagem de obalue nao tem ere ? Sou mt curioso e adoro conversar com pessoas sabias assim como vc , desde ja agradeco . E que oxala nos abencoe .

    ResponderExcluir
  16. sBom dia! Não sei muito mexer em computador e hoje consegui entrar e encontrei esse blog que esclsareceu com clareza o que eu tanto vinha procurando. O meu nome e aida c.c.Xavier. estou .muito doente. Dizem que sou filha da oxum e Obaluaê, gostaria que vcs me ajuda sem com uma oferece da e banhos para a minha saúde. Desde já o meu obrigada e peco bencao! Sou de 29/11/1954' nasci as 18:00 hs. Um abraco

    ResponderExcluir
  17. Bom eu tenho 18 anos e descobri recentemente que os meus Santos São a Iemanjá e o Obaluae... Gostaria de saber uma coisa que eu tenho muita duvida... eu tenho dores de cabeça só numa parte da cabeça e quando eu tenho essa dores, os meus olhos ficam cansados e fechando, porém eu não consigo abri. Quando isso acontece eu começo a ter visões do que pode vim acontecer futuramente e isso acontece quando eu estou dormindo, mas sem dores.... queria saber o motivo que eu tenho isso... essa visões e sonhos estão acontecendo frequentemente e está me assustando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to com o mesmo problema só que só a dor de cabeça e o corpo fica quente dentro da onde eu trabalho na mesa branca não atuo como trabalhador mas tbem passo pelo mesmo sintoma a dor de cabeça constante só de um lado da cabeça

      Excluir
  18. Primeiro gostaria de deixar meu Sarava a toda a tenda da vovó Rita e perguntar acima como ja foi citado eu tenho uma forte dor de cabeça só do lado direito da cabeça que parece começar da coroa da cabeça isso começou a 5 dias atras e desde que eu nasci sempre tive problemas de saude ( Pressão,Dor de cabeça,Febres,enjoo ) somente me informei dentro dos sites quero sim procurar a mãe do terreiro só que aqui aonde eu moro não encontro 1 terreiro então atualmente ajudo dentro da Mesa Branca só que contudo eles atuam dentro do Kardecismo não conseguindo me ajudar muito nestas respostas gostaria muito de ter certeza se puderem me indiciar algum medium que eu possa conversar serei imensamente grato desde já.

    ResponderExcluir
  19. Oi boa noite quando tem a festa de Omulu e quando ele vai embora qual o significado de quando ele se vai de frente para nos e quando vai embora de costas para nos ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      As festas de Obaluaê/Omulú podem ocorrer no mês de agosto, dia de São Roque, no dia 2 de novembro, Finados ou em dezembro no dia de São Lázaro. Vai depender muito da casa. Desconheço qualquer simbologia quanto a saída desse orixá de frente ou de costas.

      Excluir
  20. Gostaria de saber pq se cobre a cabeça do médium incorporado com Omolu/Obaluaê com pano branco.
    Desde já obg,
    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse é um costume que a Umbanda herdou dos cultos de nação. Lá, Omulú veste uma roupa de palha que lhe cobre da cabeça aos pés, com a finalidade de esconder as chagas que possuia. Na Umbanda, por respeito, cobre-se a cabeça do médium manifestado pelas entidades desse Orixá. Mas isso não é algo indispensável. Varia de terreiro para terreiro.

      Excluir
  21. Qual significado de sonhar com omulu ? Ja é a segunda vez que sonho a primeira vez não sabia quem era e descobri no sonho quando ele ME apareceu no portão de um cemitério em uma
    Imagem pequena de cera e hoje sonhei que ele aparecia eu cantava uma música ele dançava e falava comigo eu perguntei se eu tinha eguns ele falou que tinha vário 😳

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, esse teu sonho pode ter muitos significados. Tudo vai depender do contexto.
      Pode ser que você seja filho desse Orixá.
      Pode ser que esse Orixá veio te alertar quanto a existência de espíritos negativos que te rodeiam.
      Pode ser ele te ajudando, ou ajudando alguém do teu circulo familiar, a se curar de uma doença.
      Enfim, existem várias possibilidades.
      O melhor, é pedir a Omulú que te proteja e que te afaste todas as doenças e negatividades!

      Excluir
  22. Gostaria de saber se da pra saber se alguém usou alguma coisa pra fazer o mal pra gente não intendo nada mais sei que tem algo errado na minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sempre dizemos que ao invés de buscar quem fez e o que fez para nos prejudicar, devemos buscar nos equilibrar e vibrar positivamente para que nenhum mal chegue até nós. Se alguém fez, a Lei Divina do retorno não tem exceções e a pessoa receberá de volta todo o mal que praticou. Procure avivar sua fé, orando a Deus, ao seu Anjo da guarda e aos espíritos benfeitores, que mal algum lhe alcançará!

      Excluir
  23. Meu nome é William , boa noite estou frequentando uma de umbanda e foi dito que meu pai seria Obaluaê seria certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian. Não temos como confirmar. A regência do Ori é muito singular e não existe tabelinha, data de nascimento ou outro mecanismo que vá "adivinhar" seu Orixá. Se você confia na casa em que frequenta, se quem falou estava incorporado com um guia verdadeiro, você deve seguir firme pois eles devem saber o que estão lhe dizendo.

      Excluir
  24. Olá, gostaria de saber se, alguém pode mi ajudar a esclarecer um sonho que tive. Sonhava que curava um chefe de uma tribo africana. Ele dizia que mi esperava pra realizar a cura dele, pois somente eu detinha o poder e a força para realizá-lo.. Porém no mesmo local estava uma entidade que emana muito poder e afeto tbm.. Incorporei ele no processo de cura que realizava no velho doente. Depois da cura, a mesma entidade dizia que teria mi adotado como sua filha, e que é o senhor muito feliz ,tbm mi adoto como sua neta.. Tem outros detalhes mais ficaria muito extenso o resto. E essa se ri a a 2 vez que sonho que curo alguém e 3 vez que emcorporo em sonho com diferentes entidades.. É 3vez que trabalho junto com eles. Já sonhei com Exu rei, com Oxum preto velho e agora com Obaluaê..
    Será que é alguma msg importante?
    E as 2 vezes que fui em uma tenda de umbanda ..tivi início de encorporar ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Olha, os sonhos são muito relativos. Nem todos os sonhos são experiências espirituais. Alguns são de origem orgânicas, psicológicas e por fim espirituais.

      Mas, pelo que relatou, pode-se interpretar que você tem uma missão de médium de cura. Pode ser, que essas entidades que você viu sejam seus guias e estão te cobrando a atividade. Mas como disse, tudo é relativo. O ideal é buscar orientação de uma casa de Umbanda.

      Excluir
  25. Olá é bastante interessante o post porem a dúvida surge.antes de entrar na religião de umbanda.eu era completamente leiga sobre esses assuntos.nao acreditava até que um belo dia entrei em um terreiro.presisando de ajuda entrei em depressão com 13 anos e não sabia que fazer.e la me dizeram que meu orixá feminino era oxum.e que também tinha o esposo dela.(xango) de boa ficou por isto mesmo.nunca mais voltei lá .até 2 meses atrás em sonho preto Velho conversou comigo .e logo em seguida. Obaluae me apareceu todo coberto girando rapidamente.quando vi decidi rancar as palhas.pra vê-lo onde surgiu um homen Vick.e disse que nao5
    Aí vi uma estrada e o pai de Santo do terreiro que fui.e me disse este e Obaluae você só pode incorpora-lo se for babalorixa.desde este dia quando falo o nome dele sinto vibrações.choques no meu pé. Coceira
    Detalhe na gravidez mãe não gostava de pipoca porém aos 6 meses.esse era o único desejo com sason amarelo ainda.sera que tenho esse orixá? Me ajudem sou de 30/10/1998 leio sobre signos e dizem que orixá Exu. Oxalá sou criança aura dourada .enfim me ajudem obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc só vai saber sobre seu Orixá no terreiro não tem como saber de outra forma e muito menos online precisa ir jogar Búzios pra ver mas ja vou lhe avisando não é só saber tem que voltar a trabalhar na caridade saber todo mundo sabe e depois morre de medo quando se afasta da caridade e vê seu pai de cabeça ou mãe vindo lhe cobrar o que esta em falta recomendo que vá ao terreiro e peça auxilio vão lhe explicar o que ainda lhe falta fazer s´o que posso lhe dizer é que pra incorporar como médium ainda não é seu caso irmã Axé e que Oxalá a abençoe em seus caminhos !

      Excluir
  26. Olá boa noite não sou da umbanda não pertença a nenhuma religião. Porém sou muito espiritualizada. Nunca tive contato com o panteão africano porem numa determinada noite eu já estava deitada e dormia quando senti q tive a paralisia do sono e sentia uma dor de cabeça escriciante. Naquele momento tentei de todas as formas acordar meu ex marido p me ajudar porem não consegui e senti na alma q eu iria morrer ali com um derrame ou algo do tipo, eu sentia q meu fim estava próximo, quando derepente eu vi aquela figura coberta de palha entrando pela porta do meu quarto com algo na mão e fazia gestos sobre meu corpo. Eu fiquei apavorada pois nunca tinha visto aquela figura a dor foi passando aos poucos e sai da paralisia. Tempos depois fuçando na internet sobre religiões de matrizes africanas eu vi no canto da tela a mesma figura q eu tinha visto em meu quarto e lendo a respeito percebi ele Omulu/ Obauaê foi ali naquele dia somente p me ajudar me senti até mal por não ter entendido na hora mas senti uma profunda gratidão por ele e tenho até hoje mesmo quase 15 anos depois do ocorrido. Porém continua o sem entender pq ele veio em meu socorro se não tenho ligação alguma com a crença africana exceto o imenso respeito que tento pela cultura e crenças. Alguém poderia me ajudar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a irmão que avistou a Omolu Obaluaê assim como qualquer outro Orixá o que vou dizer vale para todos os Orixás e as pessoas que mesmo sem as ligações religiosas seja Umbanda ou Candomblé com seus Orixás não entendem por que isso acontece vejam bem quando falamos de encarnação também falamos de um assunto bem complexo pois a Vida do Egum ou a Vida do espirito como todos conhecem é totalmente diferente da Vida aqui se comparada ao dia em que você nasceu ou seja você não se lembra mais já tem varias existências mas independente entre elas qual for sempre terá a sua linhagem de nascença primaria que poderá ser Africana ou não e isso se guia em quantas reencarnações a irmã vier em terra mesmo não se lembrando dai que se dá a visita destes Orixás é para te alertar de que estão com vc te guiando e te amparando Omolu só aparce para aqueles que precisam urgentemente de ajuda na saúde ou quando esta em risco de desencarnar e quando ele apareceu foi pra lhe salvar agradeça mesmo dentro da sua fé pois a sua falta de mobilidade foi pra poder lhe ajudar a chegar na cura onde nenhum médico chegaria agora resta a irmã se manter dentro da caridade ajudando sempre acenda uma vela peça proteção a seu anjo da guarda e diga em suas preces o quão grata vc é pela visita de Omolu em prol da sua saúde ! espero que tenha compreendido a razão da visita irmã não tenha mais medo sempre vem pelo bem nunca pelo mal sempre é para lhe ajudar ! Axé e que Oxalá abençoe e guie seus caminhos ! att: Paulo Victor Barros de Oliveira

      Excluir
  27. boa tarde

    sou médium sem muita experiencia e hoje dormi e no meu sonho eu incorporava e essa entidade paralisava uma pessoa e falava no ouvido dela EU SOU O ANJO DA MORTE, essa pessoa que ele paralisava é uma pessoa que me deseja muito mal, quando acordei não minha sensação não era de estar acordando e sim acordei do mesmo jeito de quando retorno da incorporação e acordei sabendo que havia incorporado e alem do sonho nítido na minha cabeça tinha o nome de Omulú na cabeça e não consigo tira isso da minha cabeça .... o que sera que isso significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão. Pode significar muitas coisas. Contudo seria necessário a verificação em uma casa de Umbanda. Mas, desde já, recomendo que não esqueça de orar antes de dormir e pedir proteção de seu Anjo da Guarda. Axé!

      Excluir
  28. Minha mãe era do velho ela faleceu mais eu mantenho ele na casa onde moro ate hoje.minha mae tem sete anos de falecida mais temho certrza que ele me protege.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Ela estará bem aparada por suas falanges! E você, mantendo seu axé, estará sendo protegido por ele!

      Excluir

Deixe sua opinião

T.U. Filhos da Vovó Rita

T.U. Filhos da Vovó Rita