sábado, 25 de setembro de 2010

ORIXÁS DA UMBANDA - OXALÁ

Antes de iniciar esse post, quero ressaltar que as singelas explicações abaixo referem-se aos Orixás na Umbanda. Sabemos que os irmãos do Candomblé, do Batuque e outras religiões de matriz africana, possuem outros conceitos, explicações, utilizam-se da mitologia, entre outros elementos, para explicar e trabalhar com os Orixás. Nesse blog, respeitando todas as opiniões diversas, serão passados apenas conceitos da Umbanda, no intuito de esclarecer os filhos de fé, acerca de seus pais e mãe de cabeça!

Obrigado!

1° ORIXÁ  - OXALÁ - O SENHOR DO UNIVERSO!



O primeiro Orixá a ser comentado nesta série de estudos em que se abordará os nove Orixás que atuam na Umbanda é Oxalá.

Oxalá é o Orixá da Criação. Filho de Olorum, é ele o Orixá Supremo.
Esse Orixá representa o sentimento de Fé, de Amor e de Paz.
E ninguém melhor para representar esses sentimentos do que Jesus Cristo.
Por isso, a Umbanda vincula à Oxalá a imagem de Jesus. 




É muito comum ver nos terreiros de Umbanda, no topo do altar, a imagem de Jesus com os braços abertos, como se estivesse acolhendo todos aqueles que ali procuram ajuda. E é justamente essa mensagem a ser passada! Uma figura acolhedora, um Pai, um ser que irá lhe ajudar, resolver seus problemas, curar suas feridas morais, espirituais e físicas, lhe dando conforto e esperança!

Oxalá, em sincretismo, também poderia ser representado por outros espíritos de Luz que passaram pela terra e espalharam mensagens de paz e conforto.

Mas devemos lembrar sempre, que Oxalá é um Orixá, no qual teve seu culto originário na África, chegando ao Brasil através dos Negros escravos.

Oxalá, como visto acima, rege a fé, o branco, a paz, o amor. Todos os sentimentos puros são associados à esse Orixá. 
Sua cor é o branco. 
Suas oferendas são feitas com velas brancas, água mineral, canjica, algodão, inhame pilado e flores brancas.
Podem manifestar-se caboclos, pretos velhos e outras entidades da Linha de Oxalá, entretanto é raro, para dizer que não aconteça, manifestações de falangeiros desse Orixá.

Sua saudação é "Oxalá Meu Pai" ou "Epa Babá"

Seu dia da semana é a Sexta Feira ou o Domingo para alguns.

Pontos de Oxalá:

Segue abaixo alguns pontos que são cantados para saudar esse Orixá.
Neles você verá a predominância das mensagens de Paz e conforto, além
da comunhão realizada pelo sincretismo. 


Ponto 01

"Tenho um castelo de areia,
Tenho um lírio branco no gongá,
Tenho Oxalá a vida inteira,
Tenho a mão de Deus a me guiar

Tenho Oxalá a vida inteira,
Tenho a mão de Deus a me guiar   

Ele é o Rei,
Ele é o Nosso Pai!

Ele é o Rei,
Ele é o Nosso Pai!

Castelo de areia a onda leva e o lírio morre,
Mas ele estará sempre a me guiar!

Castelo de areia a onda leva e o lírio morre,
Mas ele estará sempre a me guiar!

Ele é o Rei,
Ele é o Nosso Pai!
Ele é o Rei,
Ele é o Nosso Pai!".

Ponto 02

"Nas 7 Linhas de Umbanda,
Tem uma força maior,
É o Nosso Pai Oxalá,
Ele é o nosso protetor!
No seu Reino iluminado,
Existe paz e amor!

Oxalá meu Pai,
Oxalá meu Pai!

Quem tem sua proteção,
balança, mas não cai!

Oxalá meu Pai,
Oxalá meu Pai!

A sua Força é maior,
Filhos de Umbanda não cai!".

Ponto 03

"Oxalá filho de Olorum,
Espírito Santo de Luz,
Para salvar os seus filhos,
Morreu Pregado na cruz!

Para salvar os seus filhos,
Morreu Pegrado na cruz!

Oxalá mestre divino,
Seu nome nos leva ao céu,
Perdoa os nossos pecados,
não deixa seus filhos ao léu! 

Perdoa os nossos pecados,
não deixa seus filhos ao léu!

Sua luz em nossos trabalhos,
Nós traz purificação!
Proteja nossos Orixás,
Pedimos a sua benção!

Proteja nossos Orixás,
Pedimos a sua benção!".

Ponto 04


"Abre a porta ó gente!
que aí vem Jesus!
Ele vem cansado,
com o peso da cruz!

Vem de porta em porta,
Vem de rua em rua!

Pra salvar as Almas,
sem deixar nenhuma!" 

Ponto 05

"Oxalá meu Pai,
Rei do Mundo inteiro!
Olha seus filhos meu Pai,
Abençoa o Terreiro!"

3 comentários:

  1. nao conheço nenhum pois eu conheço um assim , .
    Oxala meu pai tenh pena de nois tenha dor sea vouta do mundo é grande seus poderes sao mauior ..:D
    Axé pra que é de Oxala Salve Oxala..

    ResponderExcluir
  2. lindo oxala meu pai .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

T.U. Filhos da Vovó Rita

T.U. Filhos da Vovó Rita