domingo, 18 de dezembro de 2011

ESPÍRITOS DA UMBANDA - BOIADEIROS

Ante o sucesso da série de estudos "Orixás da Umbanda", surgiu a necessidade de prosseguir os estudos sobre nossa sagrada religião. Uma vez que os Orixás já foram comentados, é chegado o momento de falar dos espíritos, das entidades que atuam na Umbanda, que comandam nossos trabalhos e que nos trazem mensagens do plano espiritual. Buscar-se-á abordar todas as questões inerentes ao tema, deixando claro, logicamente, que o leitor possui toda a liberdade de questionar e de mandar suas dúvidas.

Que Oxalá nos ilumine! Um bom estudo a todos!


ESPÍRITOS DA UMBANDA - BOIADEIROS





Iremos tratar neste humilde texto de espíritos trabalhadores da Umbanda, que simbolizam a  coragem, força, virilidade, honestidade e a robustez. São eles nossos amigos Boiadeiros.

Os Boiadeiros também integram a chamada Linha Intermediária ou Auxiliar, podendo atuar livremente tanto nas linhas de direita quanto de esquerda.


São espíritos de peões, tropeiros, antigos vaqueiros do sertão, pessoas que tiveram sua vida dedicada à lida com o gado. Os espíritos integrantes dessa linha também são chamados de Caboclos de Couro, expressão dada para diferenciar dos Caboclos de Pena, que são espíritos de índios.

Esses espíritos podem se apresentar como Caboclos Boiadeiro, mais ligado à mata, à Oxossi, à Jurema ou como Baiano Boiadeiro, entidade mais ligado à Bahia e semelhante  aos espíritos de Baianos. Ademais, todos integram a linha de boiadeiros. Sabe-se que os antigos vaqueiros rodavam o país inteiro, montado em seu cavalo, tocando o gado. Por essa razão, essas entidades não são caracteristicas apenas de uma região, mas de todo o país.
Por isso, existem pontos cantados que falam na Bahia, em Minas Gerais,etc.


Esses espíritos por utilizarem quando encarnados, usam em seus trabalhos o chapéu e  jaleco de couro, o lenço vermelho, cordas de laço, berrante,etc.

A linha de Boiadeiro possui um significado interessante. Esses espíritos de homens corajosos, fortes e destemidos, passaram a trabalhar no plano espiritual contra a demanda e forças negativas. O boi de agora, nada mais é do que os Kiumbas, as forças negativas que precisam ser laçadas e controladas. Sua boiada também pode significar os filhos de fé que são "tocados" em direção à evolução.

A manifestação desses espíritos no terreiro é de fácil reconhecimento. Geralmente chegam com o braço direito levantado e girando, como se estivesse laçando com sua corda. Seu brado soa como se estivesse tocando gado: "Êêê Boi".

Esses espíritos são sérios, carrancudos, disciplinados, não gostam de bricadeira e nem de meio termo. Tem uma linguagem difícil, típica do homem rude do sertão. Dão seus conselhos, seus passes, fazem seus trabalhos com a maior humildade e simplicidade. Utilizam-se de cachaça, de cigarros de palha ou charutos. Gostam de usar chapéu de couro, de ter nas mãos seu laço de corda, instrumentos que utiliza em seus trabalhos.

Esses espíritos atuantes da Umbanda, também podem ser encontrados nos chamados Candomblés de Caboclo, ligados à nação de Angola, com algumas caracteristicas diferentes. (Quem quiser conhecer mais sobre o candomblé de caboclo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=uHlZILXepFQ ).

Gostam da comida dos tropeiros, em especial da carne de sol.

Em suas oferendas, utiliza-se a carne de sol, a cachaça, o fumo e velas que podem ser das cores laranja ou vermelha. São grandes protetores das criações, plantações,etc.
Sua oferenda, preferencialmente, é realizada nas campinas ou beira de estradas.

Assim como os demais espíritos da Umbanda, eles são organizados em falanges, sendo as mais conhecidas:

Chico da Porteira;

Zé do Laço;

Zé da Campina;

Tião;

Zé Mineiro;

Serra Negra;

Boiadeiro Navizala;

Laço Nervoso;

Carne de Boi;

Zé do trilho;

Serafim;

João Bento;

etc.

Sua saudação, popularmente conhecida, é "Xetruá" "Xetro Marrumbaxêtro". Essas saudações não possuem um significado claro. Muitos defendem que elas são inerentes a forma como os boiadeiros dão seu brado quando tocam o gado.
  

PONTOS CANTADOS

Os pontos cantados para a linha de Boaideiros, falam sobre a vida desses espíritos. Sua luta diária no sertão, o uso do berrante, do lenço do chapéu de couro, a lida com o gado, etc. Seguem abaixo, alguns dos pontos cantados usadados para chamar e louvar nossos queridos irmãos e guias Boaiadeiros.

PONTO 01

Quem vem lá é dois, dois de ouro,
Quem vem lá boiadeiro sou eu!
A cancela do meio bateu,
Sou eu, boiadeiro, sou eu!

Boiadeiro, boiadeiro,
Sua boiada esparramada,
Boiadeiro chama seu guia,
E vai ver sua boiada!

PONTO 02

Zé do Laço corre a gira,
Chico Bento abre a porteira,(2X)

Olha lá quem vem chegando,
Vem chegando é Boiadeiro!(2X)

Zé do Laço é, ele é laçador!(2X)
Ele vem pra trabalhar, com Deus e nosso Senhor!(2X)

PONTO 03

Bate o tambor de mina,
que eu vou chamar boiadeiro,
Caboclo bom que no laço,
Eu nunca vi tão ligeiro! (2X)

Chegou João Boaideiro,
Abre cancela senhor,
A minha saudação na Santa Paz do Senhor,
Meu gado deixei lá fora, avise quem me chamou!

Bate o tambor de mina,

que eu vou chamar boiadeiro,
Caboclo bom que no laço,
Eu nunca vi tão ligeiro! (2X)

Conhece aonde tem pasto,
Para seu gado leiteiro,
No gongá conhece o filho,
Que é bom e verdadeiro!

Bate o tambor...

PONTO 04

Xetruê, Xetruá
Corda de laçar meu boi!

Xetruê, Xetruá,
Corda de meu boi laçar! (2X)

Seu Boiadeiro,
cadê sua boiada? (2X)

Seu Boiadeiro por aqui choveu!
Seu Boiadeiro por aqui choveu!

Choveu, choveu e relampeou!
Foi tanta água, que seu boi nadou!
Foi tanta água, que seu boi nadou!

PONTO 05

Eu tenho meu chapéu de couro,
Eu tenho a minha guiada,
Eu tenho meu lenço vermelho,
Para tocar minha vaquejada! (2X)

PONTO 06

De lá vem vindo,
De lá vem só,
De lá vem vindo a força maior! (2X)

De lá vem vindo Boiadeiro,
De lá vem só!
Venha trazendo a força maior!

De lá vem vindo...

PONTO 07

A menina do sobrado,
mandou me chamar pra seu criado! (2x)

Eu mandei dizer a ela,
Estou vaquejando meu gado!

Êêê Boiadeiro, eu gosto de samba arrodeado (2X)

PONTO 08

Seu João Carreira, na estação da Leopodina,
Vinha carreando boi lá pras bandas de Minas!

Ô Mineiro ê,
Ô Mineiro á (2X)

Que coisa mais linda, povo de Minas não há (2X)

PONTO 09

Nas tranças do seu cabelo,
Eu bebi água de gravatá, seu Boiadeiro! (2X) 
Eu bebi água de gravatá seu Boiadeiro,
E de chapéu de couro! (2X)

Seu Boiadeiro cadê sua boiada? (2X)
Sua boiada ficou lá em Belém, seu chapéu de couro ficou lá também! (2x)

PONTO 10

Pedrinha miudinha!
Pedrinha de Aruanda ê!
Lajeiro, tão grande!
Tão grande de Aruanda ê!

PONTO 11

Boa noite, meu senhores (2X)
Dai-me licença, para o cavaleiro! (2X)

Eu morei, em matara fechada (2X)
O meu nome é Caboclo Vaqueiro (2X)

Boa noite...

102 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de saber sobre um sonho que tive, onde um boiadeiro se apresentou para mim dizendo ser "boiadeiro negro". Existe alguma entidade com este nome? Por favor, espero resposta, pois o sonho que tive parece ser um aviso e uma confirmação. Desde já agradeço. Meu e-mail éw: clarashivakali@hotmail.com e também orquide@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia!
    Obrigado pela sua participação.

    Desconhecemos a existência de uma entidade que trabalhe na linha dos boiadeiros e se identifique como "Boiadeiro Negro".

    Todavia, o fato de desconhecermos, não significa que não exista. A espiritualidade é infinita e inúmeras falanges trabalham dentro das linhas da Umbanda.

    Por isso, seu sonho pode ser sim um sinal, talvez, até, de uma entidade que irá trabalhar com você. Muitas vezes os sinais são claros, mas estamos tão envolvidos com nossas vidas corridas e rotinas que não damos atenção a pequenos detalhes que estão cercados de significados! Acredite na sua intuição e procure o auxilio de uma casa de Umbanda!

    Espero ter ajudado!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu boiadeiro se apresenta como Jerônimo, gostaria de saber se existe outros médiuns que têm esse mesmo boiadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu boiadeiro tb se chama Jerônimo. Tb achei estranho, pois nunca tinha ouvido falar neste boiadeiro... Q bom saber q existem outras pessoas que o recebem!
      É a vibração mais forte que sinto. Ele trabalha no descarrego, na limpeza.

      Excluir
    2. sou naçaõ keto e meu boiadeiro tambem se chama jerônimo achei que só eu trabalhava com ele ,mais é bom saber que existe outras pessoas tambem muito asé a todos

      Excluir
    3. Respondida sua pergunta irmão! Raras são as entidades exclusivas, pois como explicado no texto, na Umbanda os espíritos trabalham em falanges. Assim, certamente inúmeros espíritos podem se apresentar sob o nome de Jerônimo! Que ele sempre possa nos auxiliar nos desafios da vida! Axé!

      Excluir
    4. O meu também se apresenta como Jeronimo!

      Excluir
    5. Salve! O meu boiadeiro também se chama Jerônimo. Trabalha comigo desde 2017. Presença linda, fortíssima, sempre montado em seu lindo cavalo.

      Excluir
    6. Meu boiadeiro tbem é o Sr. Jeronimo! 💙

      Excluir
  4. tive um sonho que eu estava encorporando uma mulher com o nome de claudia... eu sentir o frio na nuca, e quando ela tava quese encorporar eu acordei...vc conhece alguma entidade com o nome claudia?

    ResponderExcluir
  5. aonde posso ter mais informação sobre o boiadeiro serra negra ?

    ResponderExcluir
  6. Alguém já viu Vaqueirinho do Norte girando ? quem conhece ?

    ResponderExcluir
  7. TENHO UM BOIADEIRO QUE TRABALHO A POUCO TEMPO C ELE, DEU O NOME DE ZÉ BOIADEIRO, VCS CONHECEM ESSA ENTIDADE.

    ResponderExcluir
  8. conheço sim , tenho uma amiga que trabalha com ele ( ZÉ BOIADEIRO)

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde !!!
    gostaria de saber se alguém sabe alguma coisa do boiadeiro senhor LUA NOVA DAS CAMPINAS, se souberem e quiserem compartilhar eu agradeço muito !!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, pessoal! Recebi pela primeira vez um baiano que se apresentou como Tobias. Fiquei surpreso depois por saber que Tobias representa uma falange conhecida na linha dos boiadeiros e não dos baianos. Poderia ser o caso de um baiano boiadeiro (como vocês citam neste post) ou acontece de o espírito de uma linha atuar em outra (neste caso um boiadeiro que atua na linha de baiano)? O mais curioso é que o baiano Tobias faz o movimento semelhante à laçada...Aguardo esclarecimentos. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão!

      Pode ser sim! Todavia, para melhor saber de qual linha/falange ele vem, seria melhor pedir ao Pai/Mãe de Santo que fizesse essa pergunta a sua entidade. Dentro na Umbanda existe muitas variáveis!

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Excluir
  11. Gostei de sua pesquisa sou sacerdote de umbanda a oito anos eo chefe de minha casa eo Caboclo Boiadeiro Chapeu de Couro, sou estuioso dessa linha e venho mostrar q boiadeiro tambem pode ser chefe de terreiro!!!
    Sacerdote de Umbanda: Willian de Ogum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo irmão! Obrigado por sua participação!

      De fato vemos algumas casas que tem como entidade chefe um boiadeiro! Apesar de ser raras, creio que isso em nada altera a força ou a Luz, pois como explicado no texto eles também são servos de Aruanda!

      Abraço!

      Excluir
  12. Olá! Alguém já ouviu falar no Boiadeiro Laço Ligeiro?

    ResponderExcluir
  13. Ola gostaria de saber se existe a entidade boiadeira (mulher), ou todos são homens, grata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca vi manifestação de boiadeiro mulher. Creio que é uma linha destinada a espíritos masculinos!

      Excluir
    2. Aldeia Yansã e Ogum.
      Sim meu anjo, tem!
      Minha avó (madrinha de Umbanda) recebe uma Boiadeira há mais de 60 anos (ele atualmente tem 90 anos).
      Ela nunca havia comentado conosco da casa que o "Boiadeiro" dela era "Boaideira", até que...
      A primeira vez que minha Boiadeira veio, tinha 15 anos (há 31 anos atrás). Ao descobrir que ela era um espirito "feminino", fiquei até receosa de comentar com minha avó.
      Teve um dia que não aguentei e falei:
      Vó, não sei o que a senhora vai falar, mas minha Boiadeira é mulher!
      Ela riu e disse:
      A minha também!

      Bem... hoje vejo cumprir o que minha avó disse:

      Filha, não haverá porteira para segurar essa falange de Boiadeiras que estão vindo para a Umbanda!


      Sou da "Aldeia de Umbanda Yansã e Ogum de Ronda", com muito amor, orgulho, respeito e fé.

      Excluir
    3. Sim, existe a boiadeira mulher. Ela trabalha na mesa linha e com a mesma força.
      A minha é mulher ;)

      Excluir
    4. Descobri a pouco tempo que tenho uma boiadeira ,sempre achei q era um boiadeiro...queria saber um pouco sobre, existe poucas casa q elas trabalha,entao existe poucas coisas sobre elas 😅

      Excluir
    5. Quem me acompanha é uma Boiadera Sra Maria dos 7 Laços, ela deixou claro desde o comeco que "não era boiadeira" e sim esposa de uma fazendeiro, criador de gado que ao falecer muito novo ela teve q tomar as redias da fazenda pois tinha 3 filhos pequenos e os peões estavam desviando gados e por isso ela vem nessa linha de boiadeiro.

      Excluir
    6. Sim tem! Minha mãe de santo recebe uma boiadeira! Tem até um ponto que diz: Ela tem seu chapéu de couro, ela tem suas guias também, mas aqui na terra boiadeira só faz o bem...

      Excluir
  14. Olá! Tenho tido visões de um boiadeiro todas as noites, em algumas situações ele traz outros espíritos com ele , faço orações e eles desaparecem. O que quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser entidades que você escolheu para trabalhar durante sua encarnação na terra. Você está desenvolvendo sua mediunidade?

      Excluir
  15. Boa Tarde! Gostei muito de ser post! Eu trabalho em um centro de umbanda, e estou em faze de desenvolvimento. Nos trabalhos, digamos que eu nao tinha mais "dúvidas", com relação as entidades que trabalho. Os nomes estão sendo revelados aos poucos para mim. Todas as entidades que trabalham ao meu lado são mulheres (desde cabocla a criança), apenas a esquerda que tenho uma entidade feminina. Mas me veio uma vibração diferente no ultimo trabalho, (baiano / boiadeiro), e para minha surpresa, foi manifestado um boiadeiro (eu jamais esperava), e se apresentou como José Maria da Bahia (ou Zé Maria), porém, eu tenho certeza que é um boiadeiro, como conheço parcialmente sobre a linha, resolvi pesquisar, e como foi dito nos textos acima, não é porque você nunca ouviu um nome, que nao existe.. eu particulamente, fiquei com receio depois, até porque, ele disse nome e depois sai para pesquisar, e nao encontro nada sobre, para conhecimento pessoal. Obrigada pelo texto, quem sabe eu nao encontro alguem, que conheça por ai, um Sr Zé Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro irmão.
      Eu tbm trabalho com Sr. Zé Maria. Nas linda de baiano/boiadeiro... um homem muito bravo que mais parece um corisco.
      Tbm tive muita dificuldade de encontrar alguém que trabalha com um.

      Excluir
    2. Hoje eu me consultei com o Boiadeiro Sr Zé Maria... ele foi mt paciente comigo, me f
      ez me sentir confortável, me ouviu e me ajudou... achei amável e n carrancudo.

      Excluir
  16. Ola', meu boiadeiro se apresenta como chico da serra e fala linguagem desconhecida ,vçs o conhecem ?

    ResponderExcluir
  17. Olá, existem boiadeiras na Umbanda sim, é pouco conhecida, mas existem, eu trabalho com um boiadeiro(Sete Chicotadas) e uma boiadeira(Assucena da Campina), como as falanges de Umbanda representam um arquétipo, nao necessariamente todos os boiadeiros foram boiadeiros realmente, mas a maioria das pessoas acham que nao existem boiadeiras pq antigamente as mulheres nao trabalhavam nesse serviço mais pesado, mas o trabalho delas na Umbanda é diferente do trabalho de boiadeiros encarnados, assim como existem marinheiras trabalhando na Umbanda(alguns mediuna na corrente do meu terreiro trabalham com marinheiras) apesar de que antigamente nao existiam mulheres marinheiras no plano material, acredito que a Umbanda é universalista e acolhe todos os espíritos que queiram trabalhar dentro da lei divina e cada espírito se agrega a falange que se encaixa melhor em seu "perfil" digamos assim, talvez esses espiritos femininos se encaixaram melhor em linhas de marinheiras e boiadeiras por algum motivo.òtimo texto de qualquer forma.Axé!

    ResponderExcluir
  18. Oi boa noite alguem conhece esse boiadeiro Bordado de Oruro ja procurei sobre ele e nao achei ?

    ResponderExcluir
  19. Ola gostaria de saber se alguém conhece a Maria Fumaça, estou em desenvolvimento e ela se apresenta com esse nome.
    Desde Já agradeço

    ResponderExcluir
  20. Oi gostaria de saber se existe o principe da navalha tive um sonho que ele baixava em mim o q significa existe

    ResponderExcluir
  21. ola eu trabalho com boiadeiro da campina,gostaria de saber algo sobre esse boiadeiro e um ponto dele,obg

    ResponderExcluir
  22. eu tenho uma duvida sobre um sonho que tive,antes de conhecer a umbanda ou freguentar um terreiro de umbanda.sonhei que andava pelo meu bairro mas estava tudo turvo e de longe eu vi uma luz linda ao me aproximar vi que era uma sala muito iluminada com muitas pessoas de branco centradas como nas consultas de preto velho,e derrepente eu toquei alguem e me vi incomporado nessa pessoa,mas logo me espulssaram dali.E possivel isso ser uma lembrança minha de alguma passagem pelo umbral ou podemos ter informaçoes e ate mesmo sençassoes de espiritos que se aprossimam da gente?

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Não sigo a religião, mas uma vez fui a uma sessão e cantaram para mim, em forma de roda, durante um passe "no meio de tanto boi, me mandaram um boi doente"... o que significou isso? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Certamente era um ponto de descarrego. Ou seja, deve ter sido verificado que você estava com alguma energia negativa e foi feito esse descarrego através do ponto. Muito provável que seja isso!

      Excluir
  25. ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DO BOIADEIRO JOÃO DA GUIA ??

    ResponderExcluir
  26. O que significa sonhar com boiadeiro?

    ResponderExcluir
  27. Sou filha de iemanjar e santa Bárbara, batizada ,e tive um sonho Onde via a imagem do boiadeiro ,o qherói significa esse sonho?

    ResponderExcluir
  28. Fui a uma curadeira e ela falou que a MENINA VAQUEIRA ia me acompanhar! Porem tenho pesquisado e não vejo nadaa referente a Menina vaqueira! Queria saber se existe e se sim, queria saber um pouco mais sobre ela!

    ResponderExcluir
  29. Boa noite me chamo Eliane sonhei com boiadeiro no sonho ele me deu um beijo na boca mais não me disse seu nome, mais quando acordei senti seu beijo e o abraço dele, me ajude oque significa esse sonho é bom sinal ou não,ou uma entidade minha, e também como faço pra sonhar com ele só pra saber o nome dele etambém saber oque ele quer comigo.
    deixo meu email, espero sua resposta.
    elianecsilva2729@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber sobre a boiadeira Maria Quitéria da porteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não conheço essa entidade.
      Mas, para saber melhor sobre ela, o ideal é sempre perguntar para a própria entidade, vez que cada espírito possui sua própria história.

      Excluir
  31. Gostaria de saber se existe Boiadeira Maria da Estrada. E saber mais sobre a história dela. Pois o boiadeiro 7 cocô me disse que trabalho com ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não conheço essa entidade. Porém a espiritualidade é muito ampla e podem existir inúmeras falanges de entidades desconhecidas.
      Quanto a história, o ideal é sempre perguntar para a própria entidade, vez que cada espírito atuante em uma falange teve suas próprias experiências e história de vida.

      Excluir
    2. Tbm trabalho com ela .. e até hoje não encontrei nada sobre ela .., tenho curiosidade de saber como ela é e como ela trabalha ... se souber responde aqui

      Excluir
    3. Boa tarde, eu trabalho com a entidade boiadeiro Maria da estrada, é uma entidade serena, pouca idade, a minha não toma cachaça e sim muita água.
      Ela é curandeiro e faz um trabalho de desobcessao, leva os eguns que estão atrapalhando a vida da pessoa, no lar, muito sabia.
      Veio do interior do sertão da Bahia. Muito serio os trabalhos dela.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia gostaria de saber se o boiadeiro trabalha depois da 00:00

    ResponderExcluir
  34. Olá queria saber onde boiadeiro lançado nasceu e que ano.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite e comecei a ter conhecimento sobre o boiadeiro agora minha irmã e médium e me falou que o boiadeiro sempre esteve do meu lado .. e nunca deixou nada de ruim acontece comigo ... E o pio que direto me dá vontade de tirar capim a noite .. eu tenho cavalos boi galinha .. e gosto de cuida deles a noite .. mais não sei o nome dele ... . Tenho o Martins ... O que gosta de bebê ..E pesca ... E a rainha dos marés .. e queria saber o nome dele alguém sabe vou ver seu mando a foto dele ...Ele tá com um boi de cabeça baixa ele debruçado no lombo do boi .. um laço na mão e na cabeça tem uma fita amarado .. não tem chapéu não tem um laço na cabeça

    ResponderExcluir
  36. meu boiadeiro se disse chamar chico bento.existe um boiadeiro com esse nome

    ResponderExcluir
  37. Meu boiadeiro deixou seu nome se do brejo queria saber si tem história dele

    ResponderExcluir
  38. gostaria de saber se existenum boiadeiro com nome chico bento ou chico vento?meu boiadeiro disse ser esse seu nome mas nao encontro nenhuma referencua sobre ele alguem conhece?

    ResponderExcluir
  39. Eu trabalho a 8ano com a minha guia uma preta velha chamada Maria Boiadeiro no em Teresina Piauí na casa de Aruanda e não tenho dúvidas Sodré Boiadeiro mulher

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde! Sonhei com um caboclo sonhei que ele estava lancando um corda estava tudo escuro e ele estava lançando uma corda nao consegui ver Ms pos acordei, acordei com um peso nas costas com a boca seca as mãos suadas e coração e acelerado alguém sabe me dizer o que significa

    ResponderExcluir
  41. Oi bom dia faz 1 ano que estou na umbanda,e estou recebendo os meus guias aos poucos,recebi uma boiadeira que eu ainda tenho duvidas se é uma boiadeira ou um boiadeiro.porem tive um sonho com um homem me chamando e dizendo que era uma mulher e se chamava Maria boiadeira.tenho muitas duvidas sou uma médium consciente,se alguem poder me ajudar eu agradeço!

    ResponderExcluir
  42. Bom dia a todos meu boiadeiro se apresentou como Zé da Campina e eu gostaria de saber se alguém conhece pontos dele. Axe a tosos.

    ResponderExcluir
  43. Olá bom dia
    Eu recebo um caboclo xhamodo
    Sete leguas alguém sabe me falar algo sobre este caboclo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem souber por favor me avise meu e-mail
      Nomade.jairo19@gmail.com

      Excluir
    2. Olá irmão! Não conheço essa entidade. Porém, se você trabalha com ele o indicado é sempre perguntar para a própria entidade. Pois cada uma trás uma história e uma magia própria. Muitas vezes, entidades com o mesmo nome, na mesma falange e linha de trabalho apresentam manifestações bem diferentes!

      Excluir
  44. Boa noite!
    Todos os dias sonho com uma mulher chamada vo rita,em sonhos que tenho aflitos chego ate fala o nome dela em voz alta,alguem sabe me dizer oq significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite!
      Te aconselho a buscar auxílio. Pode ter vários significados, desde entidade protetora à obsessor. Por isso, para melhor identificar o que ocorre, é necessário o amparo de uma casa séria e responsável.

      Excluir
  45. Nao sei se acontece com mais alguem, mas trago uma boiadeira chamada Quitéria da porteira.

    ResponderExcluir
  46. é possível alguém receber um espírito de boi? o médium sentir que a cabeça sua é uma cabeça de boi, ou touro, ou búfalo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Não não é possível, vez que os animais não possuem um espírito complexo como os humanos, mas sim um princípio inteligente. Esse princípio inteligente não é individualizado e não possui consciência. Portanto, é impossível uma manifestação mediúnica de qualquer animal.

      Excluir
  47. Boa tarde! Hoje fiquei com um ponto de boiadeiro na minha cabeça,na qual ele se apresenta como boiadeiro zé curandeiro gostaria de saber se esse nome alguém conhece desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  48. Existe uma boiadeira chamada maria quiteria ?

    ResponderExcluir
  49. Olá,eu estava dormindo e na minha memória vinha um nome,e o nome era boiadeiro,isso quer dizer algo ou mim revelar algo? Isso não sai da minha cabeça.

    ResponderExcluir
  50. Olá,eu estava dormindo e na minha cabeça só vinha um nome e o nome era boiadeiro,será que isso quer dizer algo? Isso não sai da minha cabeça e está mim pertubado,será que alguém pode mim falar algo aí?

    ResponderExcluir
  51. Olá,eu estava dormindo e a minha cabeça no sonho via só um nome,e o nome era boiadeiro,será que isso quer dizer ou será que boiadeiro quer mim revelar algo? Alguém aí pode mim informa?

    ResponderExcluir
  52. ME veio na cabeça boiadeiro zé do campo,mas só acho zé da campina,se achar algo,pode me falar que falange??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu boiadeiro se apresentou como Zé do Campo, faz uns 2 meses. Falei com minha mãe de santo e ela disse que já viu mas pouco. Disse que as vezes surgem falanges novas (vendo meu medo de ser coisa da minha cabeça hahaha) e que não precisava duvidar, pois ela tinha visto o boiadeiro incorporado firme em mim.... Espero ter ajudado!

      Excluir
  53. Boa tarde gostaria de sabe si tem uma vaquira juliana já apareceu pra mim em sonhos mas não diz o nome mas fiqui sabendo que ela si chama assim queria sabe si na ubanda tem esse nome

    ResponderExcluir
  54. Gostaria de sabe si existe uma vaquira chamada Juliana já apareceu pra mim em sonho mas não fala o nome mas descobrir mas não mim deram certeza é no meu centro espírita eles naobpode mim dizer já tô com um ano em desenvolvimento e ainda não recebi ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã(o), tenha paciência. No momento certo essa entidade vai se manifestar e passar todas as orientações inerente a sua falange, ponto riscado e cantado. Não tenha pressa, pois ela atrapalha o desenvolvimento mediúnico. Abraço!

      Excluir
  55. Gostaria de saber si existe uma corrente que pode chama minha guiar ela é uma vaquira mas já tô com dois anos na ubanda e não encorporei ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã(o), tenha paciência. No momento certo essa entidade vai se manifestar e passar todas as orientações inerente a sua falange, ponto riscado e cantado. Não tenha pressa, pois ela atrapalha o desenvolvimento mediúnico. Abraço!

      Excluir
  56. Ola,pfv, alguem saberia mais sobre o Boiadeiro Ze da Campina?

    ResponderExcluir
  57. Boa noite
    Gostariade saber o significado sonhar com boadeiro tiao falando pra mim q o ex nanorado vai ser pai como foi dito so q o cabrito (filho) so q aos seis a o sete meses n ira vingar.
    Alguem pode desifrar pra mim por favor.

    ResponderExcluir
  58. Sonhei com uma mulher linda toda de preto no espelho com um batom vermelho de cabeça baixa com ar de riso pra mim ,quando acordei vi ela no espelho n falava nd so me olhava com o ar d riso oq significa ??? Quem era essa mulher??????

    ResponderExcluir
  59. Boa noite , gostaria de saber se tem algo a respeito da boiadeira sete fitas de ouro e do João da Jurema preta , do marinheiro mané da jangada , Exu cristal e muitos outros. Se puderem me ajudar , agradeço , estou tentando estudar

    ResponderExcluir
  60. ola eu queria sabe quando surgiu ao boiadeiro e suas manifestacoe nos terreiro

    ResponderExcluir
  61. Alguém tem aquele ponto de boiadeiro pra me enviar? Começa assim
    Na lei da umbanda sou caboclo boiadeiro quando estalo meu chicote firmo ponto no terreiro...
    Se tiverem me enviem por favor...

    ResponderExcluir
  62. Alguém conhece o boiadeiro chico do laço?

    ResponderExcluir
  63. Tem boiadeiro Chico laçado?

    ResponderExcluir
  64. Olá... gostaria de saber se sempre via de regra quando o boiadeiro "vem" ele.deve dizer seu nome e de onde vem e de quem é filho..

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

T.U. Filhos da Vovó Rita

T.U. Filhos da Vovó Rita