quarta-feira, 24 de novembro de 2010

I FESTIVAL PARANAENSE DE CANTIGAS DE UMBANDA



Festival
No dia 20 de novembro (sábado) no “Guairinha” em Curitiba, aconteceu o I Festival Paranaense de Cantigas de Umbanda.
O Evento organizado pela FUEP (Federação de Umbanda do Estado do Paraná)  e pela RTV Umbanda (www.rtvumbanda.com) reuniu centenas de Umbandistas, deixando o “Guairinha” completamente lotado.  O objetivo era divulgar a Umbanda, seus toques, suas cantigas e, principalmente, congregar os adeptos e simpatizantes da religião.

Participaram do Evento 7 (sete)Terreiros, sendo eles: Terreiro Tio Antonio, Terreiro Pai Tobías, Terreiro Guerreiros de Oxalá, Terreiro Reino de Oxalá,                Terreiro Pai Maneco, Terreiro da Assema e a Tenda de Umbanda Filhos da Vovó Rita.

Colocações:
No evento foram avaliadas 03 (três) categorias: Curimba, Interpretação e Letra.
No quesito Curimba, o Terreiro Tio Antônio levou o 1°, 2° e 3° lugar.
No quesito Interpretação, o terreiro Tio Antonio levou o 1° e 2° Lugar. O 3° lugar ficou com o Terreiro da ASSEMA.
No quesito Letra, o Terreiro Tio Antônio levou o 1° e 2° lugar. O 3° lugar ficou com a Tenda de Umbanda Filhos da Vovó Rita.
Filhos da Vovó Rita
A Tenda de Umbanda Filhos da Vovó Rita era o único terreiro vindo de fora de Curitiba. Foi representado pelos Ogans Jefferson e Edenelson. Ajudaram na curimba o Pai Amarildo e o médium André. A Terceira colocação no Festival foi recebida com muita alegria, vez que a Tenda chegou sem nenhuma pretensão, levando apenas o espírito de cooperação aos irmãos de Curitiba. O Ponto cantado “Caboclo Flecheiro – A Luz do Terreiro”  homenageou o Caboclo Flecheiro, Caboclo chefe da Tenda. Esse ponto foi composto originalmente pelo Ogan Leandro e alterado e incrementado pelo Ogan Jefferson.
Apresentações
Os Encantados

Nos intervalos do Festival, houve a apresentação do Grupo Curitibano “Os Encantados”. Numa Mistura de Samba e Pontos, cantaram clássicos da Umbanda e animaram o público. 

Campeões do Atabaque de Ouro 2010

Os Ogans Cariocas campeões do Atabaques de Ouro 2010 também estiveram presentes e justificaram o título fazendo uma belíssima apresentação com o Ponto "Xangô, Meu Rei!"   

Tião Casemiro
Tião Casemiro,  famoso Ogan Carioca também deu um show. Cantou para Exu, Ogum Iansã e Xangô. A pedidos, no final cantou o sucesso do CD Cigano. (Numa cabana florestal...)

O Terreiro Pai Maneco optou por não competir, apenas apresentou suas composições, algumas já consagradas e conhecidas como a "Corrente de Aço" 

Aos organizadores
A Tenda de Umbanda Filhos da Vovó Rita agradece os organizadores pela recepção e pelo sucesso do evento. Esperamos estar presentes no II Festival e poder levar mais filhos de fé para participar. Fica como sugestão para próximo evento, a realização em local mais amplo, a fim de comportar mais pessoas na platéia. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião

T.U. Filhos da Vovó Rita

T.U. Filhos da Vovó Rita