sábado, 30 de outubro de 2010

ORIXÁS DA UMBANDA - IANSÃ

Antes de iniciar esse post, quero ressaltar que as singelas explicações abaixo referem-se aos Orixás na Umbanda. Sabemos que os irmãos do Candomblé, do Batuque e outras religiões de matriz africana, possuem outros conceitos, explicações, utilizam-se da mitologia, entre outros elementos, para explicar e trabalhar com os Orixás. Nesse blog, respeitando todas as opiniões diversas, serão passados apenas conceitos da Umbanda, no intuito de esclarecer os filhos de fé, acerca de seus pais e mãe de cabeça!

Obrigado!


5° ORIXÁ - IANSÃ - A SENHORA DAS TEMPESTADES!



A 5ª Orixá a ser comentada nessa pequena série de estudos sobre os Orixás que integram a Religião de Umbanda é Iansã. 

Iansã é Orixá Guerreira, senhora das almas, dos ventos, das tempestades, dos raios e relâmpagos.

Em razão do sincretismo religioso, a imagem de Iansã está fortemente associada à imagem de Santa Bárbara, a Santa nascida no Século III e tida como protetora contra os relâmpagos e tempestades.  

Iansã é um Orixá que teve seu culto nascido na Nigéria, mais especificamente nas margens do Rio Niger. Curiosidade é que  nome "Iansã" é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer, Iansã = "A mãe do céu rosado" ou "A mãe do entardecer". Assim, falar em Oyá ou Iansã é falar do mesmo Orixá.
O culto à Iansã chegou ao Brasil juntamente com os negros escravos. Certamente pela semelhança na regência das tempestades e relâmpagos, além de empunhar uma espada na mão, Iansã passou a ser sincretizada com Santa Bárbara.

Iansã também é tida como a senhora dos Eguns (mortos). Por isso, assim como saudamos Obaluaê no campo santo, também devemos saudar Iansã.

Por ser uma Orixá Guerreira, seu símbolo é o raio e a Espada. (Apenas por título de curiosidade, no candomblé, além da espada o símbolo de Iansã é o Irukerê, uma espécie de chicote feito com cauda de búfalo, o qual tem por finalidade conduzir os Eguns).

A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo.  (No candomblé e em alguns tipos de umbanda "traçada" (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).

As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e  acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras.

Seu dia da semana é a Quarta-Feira, dia que divide com o Orixá Xangô.

Seu dia do ano é o 04 de dezembro.   

Sua saudação é "Epa hei ou Eparrei Iansã/Oyá!"


Da linha de Iansã manifestam-se falangeiros, caboclos, caboclas e até Exus. São espíritos que estão ligados aos ventos, tempestades, raios e batalhas.


PONTOS DE IANSÃ


Segue abaixo alguns pontos que tratam especificamente do Orixá Iansã.
Neles é possível perceber a relação entre as tempestades e raios com a imagem de uma mulher guerreira.


Ponto 01


No amanhecer é
que esta estrela brilha!
No amanhecer é
que ela se ilumina!


Iansã Senhora,do amanhecer!
Sua espada brilha, pra nos proteger!


Iansã Senhora, do amanhecer!

Sua espada brilha, pra nos proteger!

É Oyá!
Iansã quem nos conduz!
É Oyá!

Iansã com sua luz!


Ao rodopiar faz o vento, e a chuva traz!
Pra lavar a Terra, semear a paz!

Ao rodopiar faz o vento, e a chuva traz!
Pra lavar a Terra, semear a paz!

É Oyá!
Iansã quem nos conduz!
É Oyá!
Iansã com sua luz!

É Santa Guerreira, se preciso for!
Pra acabar com a guerra, espantar a dor!
É Santa Guerreira, se preciso for!
Pra acabar com a guerra, espantar a dor!

É Oyá!
Iansã quem nos conduz!
É Oyá!
Iansã com sua luz!

PONTO 02

Minha mãe Iansã
dos cabelos louros(longos)
no mar tem água, nas suas pedras tem ouro!

Minha mãe Iansã
dos cabelos louros(longos)
no mar tem água, nas suas pedras tem ouro! 

Êêêê,
Êêêá,
Saravá Iansã! e a rainha do mar!

Êêêê,
Êêêá,
Saravá Iansã! e a rainha do mar!

PONTO 03

Iansã, tem um leque de pena,
pra abanar, dias de calor!

Iansã, tem um leque de pena,
pra abanar, dias de calor!

Iansã, mora na pedreira,
Eu quero ver, meu Pai Xangô!

Iansã, mora na pedreira,
Eu quero ver, meu Pai Xangô!

PONTO 04

Iansã, Orixá de Umbanda,
Rainha do nosso gongá!

Iansã, Orixá de Umbanda,
Rainha do nosso gongá!





Saravá Iansã lá na Aruanda!
Eparrei, parrei,
Iansã venceu demanda!

Iansã, saravou Pai Xangô!
No céu um trovão roncou!

E lá na mata o Leão bradou!
Saravá Iansã, Saravá Xangô!

PONTO 05

Iansã!
Iansã!
Segura seu ererê Iansã!
Segura seu ererê Iansã!

Ó Iansã!
Ó Iansã!

Segura seu ererê!

PONTO 06

A Lua surgiu lá no céu!
E assim, vem chegando o Luar!
Que brilha nas matas de Oxossi!
E vai pelas ondas do mar!
Também ilumina pedreira!
Morada do Meu Pai Xangô!
Sinal que não há tempestades!
Pois mãe Iansã não deixou!

Noite linda!
Noite de Luar!
Que vem lá do céu!
Para Terra iluminar!

Tempestade,
Não vai mais chegar!
Força de Iansã!
Cobre a terra e cobre o mar! 

Noite linda!
Noite de Luar!
Que vem lá do céu!
Para Terra iluminar!

Tempestade,
Não vai mais chegar!
Força de Iansã!
Cobre a terra e cobre o mar! 

PONTO 07

Iansã subiu a serra acompanhada de Xangô!
Por onde eles passaram,
correu água e nasceu flor!

Iansã subiu a serra acompanhada de Xangô!
Por onde eles passaram,
correu água e nasceu flor!

PONTO 08

Eram duas ventarolas,
duas ventarolas, navegando no mar!

Eram duas ventarolas,
duas ventarolas, navegando no mar!

Uma era Iansã, Eparrei!
A outra era Iemanjá, Odoyá!

Uma era Iansã, Eparrei!
A outra era Iemanjá, Odoyá!

PONTO 09

Oyá, cabocla da aldeia,
Oyá, cabocla da aldeia,
Ela vem chegando, 
quando a Lua é cheia!

Ela vem chegando, 
quando a Lua é cheia!

Quando Oyá me chamou,
Eu fui atender,
Estava assentada Iansã,
no pé de dendê!

Ela dona do mundo,
Ela é dona do mundo,
Iansã venceu guerra,
Ela dona do mundo!

Ela dona do mundo,
Ela é dona do mundo,
Iansã venceu guerra,
Ela dona do mundo!

PONTO 10


Oyá. Olha ê Oyá,
Eparrei, Eparrei Iansã!

Oyá. Olha ê Oyá,
Eparrei, Eparrei Iansã!

Viaja na ponta do vento,
no corisco do trovão!
Senhora da tempestade, me dê sua proteção!

Oyá. Olha ê Oyá,
Eparrei, Eparrei Iansã!















6 comentários:

  1. Eu Ameii Esse blogger..

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  2. Parabens pelos textos, são ótimos!

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  3. O Padre Geraldo Leite, admirador da umbanda, dos ritmos, da cultura africana, adequou muito dos terreiros para a Liturgia católia, em Pernambuco, nos anos de 1960 a 1987. A música "saravá Iansã", cantada por ele e sua comunidade, encontra-se documentada numa gravação feita na Itália, em 1973, quando o padre Geraldo e algumas pessoas da comunidade levaram um pouco da cultura brasileira, tão misturada de índios-brancos-africanos, e um pouco da liturgia inculturada que estava surgindo. Hoje, Padre Geraldo canta no céu, entoado o canto dos santos e anjos, ao som do atabaque africano!

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  4. Com certeza está!

    Por que ele entendeu que a Religião não é motivo para desunião, mas sim para entender as diferenças e unir forças em prol da humanidade!

    Obrigado pela participação!

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  5. Adorei esse blog,estou começando minha vida espiritual e estou procurando vários esclarecimentos,tenho muitas dúvidas,curiosidades enfim tudo que for p/contribuir p/meu crescimento espiritual e me tornar uma pessoa melhor vai ser muito bem vinda.E esse blog da vovó Rita por incrível que pareça,me passou muita confiança!Muito obrigada,um abraço á todos!!!!!!!!!!

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    1. Que bom! O objetivo do blog é o esclarecimento. Buscamos levar a doutrina Umbandista de modo fácil e direto, sem fantasias e folclores.

      Seja bem vindo e esteja a vontade para perguntar!

      abraço!

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