segunda-feira, 13 de julho de 2020

DIFERENÇAS ENTRE O ESPIRITISMO E A UMBANDA


Após a publicação do texto "Diferenças entre a Religião do Candomblé e a Religião de Umbanda" em nosso blog (https://filhosdavovorita.blogspot.com/2011/07/diferencas-entre-religiao-de-umbanda-e.html?fbclid=IwAR0ZnxERZR8wQz0vNRexlBgm4Wf3U-fCgamyerZFHkoLRjvooywGcSUSuF4), damos continuidade ao trabalho doutrinário de definição do que é Umbanda. Neste texto, vamos procurar estabelecer as diferenças e convergências entre a Umbanda e o Espiritismo.

Espiritismo e Umbanda: Aspectos Históricos.

Desde o início do Movimento Umbandista no Brasil, é possível perceber certa confusão e tentativa de aproximação das casas ao termo "espírita". De uma forma ampla, tinha-se, por espírita qualquer pessoa que fosse médium ou que participasse de uma casa onde havia manifestações espirituais, fosse ela "Kardecista", Umbanda ou Candomblé.

Para se ter uma ideia, quando da anunciação da Umbanda pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas, através do médium Zélio Fernandino de Moraes, a primeira casa de Umbanda do Brasil recebeu o nome de Tenda ESPÍRITA Nossa Senhora da Piedade. As outras 7 Tendas fundadas sob a ordem do Caboclo para a propagação da Umbanda no Brasil também receberam a denominação Tenda Espírita.

Os primeiros Umbandistas e escritores da religião, tinham que a Umbanda nada mais era do que uma vertente do Espiritismo, denominada "Espiritismo de Umbanda". Essa visão é facilmente constatada na obra "O Espiritismo, a Magia e as 7 Linhas de Umbanda" de Leal de Souza. Ou seja, na época, aceitava-se a ideia de que a Umbanda era uma vertente, uma forma diferenciada de se praticar o espiritismo.

Por essa razão, a primeira Federação de Umbanda do Brasil, fundada em em  26 de agosto de 1939 denominava-se "Federação Espírita de Umbanda (FEU)". Em 22 de junho de 1947 passou a se chamar União Espiritista de Umbanda do Brasil - UEUB, existente até hoje e na qual nossa Tenda é filiada.

Sob a direção da FEU, realizou-se em 1941 o Primeiro Congresso Brasileiro de Espiritismo de Umbanda. As teses apresentadas neste congresso, reafirmam o pensamento da época de que a Umbanda era uma vertente do Espiritismo. 

Inclusive o próprio Tata Tancredo, precursor do Omolokô (corrente que não concordava com o "branqueamento" da Umbanda e o afastamento das tradições africanas da religião), procurando se contrapor à FEU fundou em 1950 a Confederação ESPÍRITA Umbandista do Brasil.

Verifica-se, portanto, que mesmo a corrente religiosa que fazia oposição ao movimento da FEU, não concordando com a aproximação da Umbanda com o Espiritismo, acabou por adotar o termo Espírita em sua instituição.

Uma das vertentes mais importantes da Umbanda, fundada por Benjamin Figueredo em 1942, recebeu o nome de Tenda ESPÍRITA Mirim, vertente essa que se espalhou pelo Brasil e pela Europa e que possui uma ritualística diferenciada dos terreiros da chamada "Umbanda Tradicional". 


No intuito de buscar um diálogo e certa unificação entre as duas vertentes da Umbanda, foi fundado em 1956 o Colegiado ESPÍRITA do Cruzeiro do Sul, com representantes dos dois grupos (UEUB e CEUB), tendo por presidente o próprio Tata Tancredo. Mais uma vez, o termo Espírita se fez presente para designar uma instituição Umbandista.

Contudo, o Segundo e Terceiro Congresso, realizados respectivamente em 1961 e 1965, dessa vez organizado pelo Colegiado, passaram a receber o nome de "Congresso Nacional de Umbanda", não sendo mais adotado a expressão espírita. 

Entretanto, mesmo após a identificação da Umbanda como religião autônoma, os templos permaneceram por um bom tempo, alguns até hoje, utilizando-se da expressão "ESPÍRITA". E, uma  das justificativas para tal utilização, é fugir do preconceito. Isso porque, o Espiritismo é uma religião mais aceita pela sociedade brasileira, inclusive pela mídia. Muitos adeptos se declaram espíritas para não sofrerem preconceito em suas comunidades e ambientes de trabalho.

Na época da perseguição do Governo Vargas, os Terreiros de Umbanda tiveram que organizar um manual, entregue aos chefes de polícia, para identificar quais eram as casas de Espiritismo de Umbanda e quais eram as casas de feitiçaria, no intuito de esclarecer as autoridades e impedir as invasões policiais. Portanto, o uso do termos "espírita", foi - com exceção da corrente que entendia ser de fato uma vertente do espiritismo - empregado com o intuito de proteção da comunidade umbandista da época.

Todavia, como se demonstrará nos próximos tópicos, em que pese a forte influência do Espiritismo na  Umbanda, estas representam religiões diferentes.


Espiritismo

O Espiritismo surgiu em Lyon na França em 18 de abril de 1857. Essa data refere-se à publicação do Livro dos Espíritos pelo professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, o qual adotou o nome de Allan Kardec. Por isso, ainda que de forma imprópria, chamam-se os adeptos da doutrina de "Kardecistas".

Allan Kardec foi o responsável pela chamada "Codificação Espírita", composta por 5(cinco) obras básicas: O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns, A Gênese, o Céu e o Inferno ou a Justiça Divina e o Evangelho Segundo o Espiritismo, além de outras obras complementares como "O que é o Espiritismo" "Viagem Espírita em 1862" e a "Revista Espírita". Após o seu desencarne em 31 de março de 1869 houve a publicação de mais um livro, chamado "Obras Póstumas".

Tais obras abordam questões religiosas, humanas, formação do universo, Leis Naturais, Leis Morais, Mediunidade entre outras. Todas fruto da comunicação de diversos espíritos, sob a tutela do Espírito da Verdade.


Ao contrário do senso comum, Allan Kardec não era médium. Ele era professor, cientista. Passou a se interessar pelos fenômenos das mesas girantes, moda na Europa, tendo por objetivo desmascará-los. Ao conhecer o fenômeno, chegou a conclusão de que existia uma inteligência oculta por trás daqueles eventos, passando então a realizar inúmeros estudos, experiências e viagens, no intuito de aprofundar o conhecimento. Utilizava-se de diversos médiuns, os quais encontravam-se em lugares muito distantes uns dos outros, obtendo um mesmo padrão de respostas. Para melhor entendimento, recomenda-se aqui, o filme "Kardec", lançado no ano de 2019.

Assim, passou a elaborar um trabalho que consistia no estudo da mediunidade e seus fenômenos, no mundo dos espíritos e sua interação com os encarnados, e os mecanismos para se progredir espiritualmente. Portanto, o Espiritismo é tido como Religião, Ciência e Filosofia.

O Espiritismo chegou ao Brasil por meio de famílias influentes, que em viagem à França, conheceram o trabalho de Kardec e a trouxeram para o Brasil. Os primeiros Centros Espíritas do Brasil tinham os estudos das obras em francês, visto que, até então não havia tradução. Isso gerou o sentimento de uma certa "elitização" do espiritismo no Brasil, visto que apenas as pessoas com cultura e influência na sociedade tinham acesso.

De qualquer sorte, o Espiritismo se popularizou no país e o Brasil ostenta o título de maior nação espírita do Mundo, passando inclusive a França, onde o movimento teve origem. Nomes como Bezerra de Menezes, Batuíra, Eurípedes Barsanulfo, Manoel Philomeno de Miranda, Chico Xavier, entre outros, contribuíram de forma significativa para o fortalecimento e expansão do espiritismo no Brasil.

Em 1884 foi fundada a Federação Espírita Brasileira - FEB, a qual trouxe sustentação e unificação ao Movimento Espírita brasileiro. Através dela, os centros espíritas passaram a receber todo o apoio doutrinário e legal para o funcionamento e aperfeiçoamento dos seus membros.  

Diferenças entre o Espiritismo e a Umbanda

Abordados os aspectos históricos, passa-se agora a fazer uma comparação singela entre a Umbanda e o Espiritismo:

- Espiritismo: Religião que surgiu na França em 18 de abril de 1857, por meio de Allan Kardec.

- Umbanda: Religião que surgiu no Brasil em 15 de novembro de 1908, através do Caboclo das 7 Encruzilhadas e seu médium, Zélio Fernandino de Moraes.

- Espiritismo: Baseia-se exclusivamente nas obras de Allan Kardec, tendo por base 5(cinco) obras: O Evangelho Segundo Espiritismo, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e A Gênese. Tais obras constituem o pilar de toda a doutrina espírita.

- Umbanda: Ao contrário do espiritismo, não possui uma fonte literária exclusiva. Vivemos na atualidade uma expansão da literatura umbandista, porém estamos longe de um consenso doutrinário. Assim, a depender dos terreiros, pode-se utilizar como base os Livros da Codificação Espírita, Obras de autores umbandistas, Obras de autores africanistas, Obras de cunho oriental e ocultista. 

- Espiritismo: Não se utiliza de velas, imagens, flores, águas, pedras, charutos, bebidas, guias, atabaques, etc. Não faz uso de nenhum elemento material em suas reuniões, bastando o pensamento equilibrado e elevado.

- Umbanda: Utiliza-se de ervas, flores, folhas, sementes, velas, águas, pedras, bebidas, charutos, atabaques, guias, etc., por entender que são elementos necessários à manipulação energética e ao trabalho espiritual;

- Espiritismo: Não cultua Orixás, nem entidades específicas. As sessões mediúnicas têm por finalidade o esclarecimento e o encaminhamento de obsessores que se manifestam espontaneamente nas sessões; 

- Umbanda: Cultua Orixás e entidades específicas através de suas Linhas de Trabalho. As sessões mediúnicas têm por finalidade o desenvolvimento mediúnico de seus adeptos e o atendimento aos necessitados.  

- Espiritismo: Conforme orientação da Federação Espírita Brasileira - FEB, antes de uma pessoa participar das sessões mediúnicas, a mesma necessita passar por um curso de formação, que dura em média 5(cinco) anos, onde a mesma partirá do conhecimento básico até o avançado da doutrina espírita. Portanto, no espiritismo, nas sessões públicas ocorrem apenas palestras e passes.  

- Umbanda: Em que pese a iniciativa salutar de algumas casas, no sentido de ofertar cursos doutrinários básicos ao candidato à ingressar na corrente mediúnica, a grande maioria simplesmente recolhe o candidato, sem qualquer pré-requisito. Assim, muitas vezes, a pessoa vem a descobrir o que é umbanda apenas quando já está fazendo parte do corpo mediúnico de um terreiro. Além disso, as sessões públicas são também mediúnicas, onde as entidades do Terreiro atendem e dão passes nos presentes.

- Espiritismo: Não possui sacerdotes. Geralmente, uma equipe formada por pessoas mais antigas na casa comandam os grupos de estudo, porém não possuem qualquer divisa sacerdotal. Existe também uma organização administrativa nos Centros, porém em nada interfere na parte religiosa do mesmo. Também, não possuem ritos como batizados, casamento, fúnebre, etc.

- Umbanda:
Possui sacerdotes, os quais são preparados para o comando do Terreiro. Possui também rituais de batizado, casamento e fúnebres. 


- Espiritismo: Possui um núcleo de cúpula, no sentido de comando do Movimento Espírita, representado pela Federação Espírita Brasileira - FEB. Para serem considerados espíritas, os centros precisam ser filiados à federação, bem como se submeterem a todo o programa doutrinário da mesma.

- Umbanda: Em que pese as inúmeras tentativas de unificação, a Umbanda não possui um núcleo do cúpula. Geralmente, as vertentes se organizam e fundam uma federação para representá-las. Porém, não existe uma Federação habilitada para falar em nome da Umbanda em geral.

Podemos verificar nas comparações acima, que existem inúmeras diferenças entre o Espiritismo e a Umbanda. Em que pese alguns terreiros utilizarem de obras de Allan Kardec para estudo ou ainda, adotarem alguns dos conceitos do Espiritismo, os mesmos não podem ser chamados de Espíritas, visto que praticam uma religião diversa do "Kardecismo".


O Espiritismo e a Umbanda possuem em comum os seguintes aspectos:

- Ambas são religiões reencarnacionistas;

- Ambas acreditam no progresso espiritual;

- Ambas entendem que a caridade é essencial para a transformação do espírito;

- Ambas entendem que a concepção céu e inferno são metáforas e que os espíritos habitam planos em conformidade com sua vibração e evolução;

- Ambas entendem que Jesus foi o maior médium que passou pela Terra, todavia o mesmo não é Deus.

- Ambas entendem existir apenas um Deus;

- Ambas aceitam, estudam e trabalham com a mediunidade (apesar de utilizarem métodos distintos no seu desenvolvimento);

- Ambas aceitam a existência de um mundo espiritual que nos rodeia;

- Ambas buscam a modificação do indivíduo para o bem, com o cultivo das virtudes ensinadas e exemplificadas por Jesus;

Conclusão

Diante de todo o exposto, percebemos que, em que pese a convergência em alguns pontos, o Espiritismo e a Umbanda são religiões autônomas e distintas. Ambas possuem seus fundamentos e princípios que devem ser fielmente observados pelo praticante. 

Assim, o Umbandista deve assumir sua identidade sem esconder-se no escudo "espírita", visto que, em que pese as constantes agressões, a Umbanda já vem ganhando espaço e respeito na sociedade. E só ganhará mais respeito quando os próprios praticantes não sentirem mais medo ou vergonha de se assumir Umbandista.

Seria de suma importância também, que o Movimento Umbandista se espelhasse nos métodos de organização do Movimento Espírita, buscando um diálogo entre as diversas vertentes, a fim de se estabelecer um órgão representativo que falasse em nome da Religião. Infelizmente, a Umbanda sofre com deturpações e abusos por inexistir uma fiscalização séria e competente, que impeça o uso do nome da Umbanda para práticas completamente destoadas dos seus princípios e objetivos.


Os Terreiros também deveriam se espelhar no referido movimento, especialmente na necessidade constante de estudo. Hoje já existem inúmeros terreiros que possuem Cursos Doutrinários para seus adeptos, grupos de estudos, clube do livro, etc. A Umbanda precisa avançar enquanto religião e para isso, é fundamental que os seus adeptos tenham noções básicas e aprofundadas sobre a religião, a fim de que possam contribuir de forma positiva para seu trabalho e expansão.

Axé meus irmãos!


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Autor:  Jefferson L. Grossl
Fontes:

“O Espiritismo, a Magia e as 7 Linhas de Umbanda - Leal de Souza”
"A História da Umbanda no Brasil - Diamantino Fernandes Trindade".
https://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o_Esp%C3%ADrita_Brasileira
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo#:~:text=Espiritismo%2C%20doutrina%20esp%C3%ADrita%2C%20kardecismo%20ou,usava%20o%20pseud%C3%B4nimo%20Allan%20Kardec.  

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