Ante o sucesso da série de estudos "Orixás da Umbanda", surgiu a necessidade de prosseguir os estudos sobre nossa sagrada religião. Uma vez que os Orixás já foram comentados, é chegado o momento de falar dos espíritos, das entidades que atuam na Umbanda, que comandam nossos trabalhos e que nos trazem mensagens do plano espiritual. Buscar-se-á abordar todas as questões inerentes ao tema, deixando claro, logicamente, que o leitor possui toda a liberdade de questionar e de mandar suas dúvidas.
Que Oxalá nos ilumine! Um bom estudo a todos!
ESPÍRITOS DA UMBANDA - EXU
Neste texto, vamos abordar os mais variados assuntos para tentar passar ao filho de fé uma noção acerca dos espíritos encarregados pela guarda e defesa de nossas casas e canjiras, servos dos Orixás, os quais chamamos de Exus da Umbanda.
Não precisa fazer muito esforço para perceber que esses nossos irmãos espirituais são os mais atacados pelas religiões evangélicas, por serem considerados “demônios”. Também são esses mesmos espíritos os que mais sofrem com a ignorância de pseudos-médiuns que utilizam seus nomes e sua simbologia para realizar trabalhos escusos, para “se fantasiar”, para beber, etc., e fugir dos desígnios da religião.
O objetivo deste texto é desmistificar a imagem desses espíritos tão importantes para a Umbanda e também trazer uma noção de sua origem, de seus significados e seu trabalho.
Pois bem, de início necessário se faz entender a origem da palavra Exu.
A expressão Exu veio do povo africano conhecido como Yorubás. Para eles esse era o nome de uma divindade (orixá/encantado) responsável pela comunicação entre os homens e os demais Orixás e entre os próprios Orixás. Ele era reconhecido como a divindade da comunicação, senhor das encruzilhadas, filho de Iemanjá. Sua personalidade era alegre, brincalhão, gostava de criar atrito entre as pessoas para testá-las. Gostava de fumo, marafo, padês, ebós, entre outros elementos. Seu dia da semana era segunda-feira, por ser o primeiro dia da semana.
Nos candomblés de origem Ketu/Nagô, Exu é a primeira divindade a ser reverenciada nas sessões. Sem sua proteção e autorização, impossível se torna a evocação dos demais Orixás. Por essa razão, as rodas de candomblé iniciam-se com cânticos de louvor e proteção a esse orixá, tudo na língua Yorubá.
Como visto acima, Exu para o Candomblé Ketu/Nagô é um Orixá, um encantado, uma força da natureza assim como Ogum, Oxossi, Oxalá, entre outros. Por tal razão, pode, inclusive, ser pai de cabeça de seus adeptos.
Apenas a título de curiosidade, todos os povos que cultuavam divindades como Orixás, Nkises e Voduns, possuíam uma divindade muito parecida com a figura de Exu dos Yorubas, sendo elas a Npambu Njila, Nkise dos caminhos para os Bantus (Angola) e Legba, o guardião para os povos Ewé-Fon (Jeje). Também na nação Batuque do Rio Grande do Sul é chamado de Bará.
Na Umbanda, apesar da utilização da mesma nomenclatura, Exu não é tido como Orixá (exceção se faz na linhagem de Umbanda criada por Rubens Saraceni, a qual respeitamos, porém não concordamos).
Dentro da Umbanda, tanto em nossa raiz, como na maioria dos terreiros, Exu representa inúmeras falanges de espíritos que prestam serviços aos Orixás e demais guias. Exu é tido como soldado dos Orixás, dos caboclos, dos pretos velhos, etc.
Desse modo, os espíritos de Exus estão presentes dentro das linhas e falanges da Umbanda. Por exemplo, Exu Caveira integra a falange de Omulú/Obaluaê, Exu Pedra Preta integra a falange de Xangô, Exu Maré integra a falange de Iemanjá, e assim por diante. Cada entidade que se apresenta como Exu está subordinada a um Orixá. Por tal razão, antes de iniciarmos a sessão para trabalhar com esses espíritos, além da permissão de Oxalá, pedimos a permissão de Ogum, o dono dos caminhos. Sem a autorização dele, nenhum Exu pode se manifestar.
Os Exus da Umbanda, apesar de não serem Orixá, como visto acima, possuem algumas características da divindade Yorubá. Quais sejam: Sua cor em geral é o preto e o vermelho, são tidos como senhores das encruzilhadas e caminhos, bem como suas oferendas também podem ser feitas com fumo, marafo, padês, ebós, etc. Todavia, por não ser considerado Orixá na Umbanda, Exu não pode ser o pai de cabeça de nenhum médium.
Assim, as cores utilizadas para esses Exus em suas velas e oferendas, também terão alteração, com influências dos Orixás dos quais são subordinados.
Alguns escritores dividem a Linha de Exu em Exu pagão, Exu batizado, Exu coroado e Exu de Lei. Ao nosso ver, desnecessário se faz tal divisão, vez que Exu é Exu, espírito de Luz, subordinado aos Orixás, que possui a tarefa árdua de guarda das casas de Umbanda, dos caminhos de seus filhos, do desmanche de demandas e magias- negra, da expulsão de espíritos negativos, etc.
Um Exu de verdade, jamais fará mal contra quem quer que seja, não realizará qualquer tipo de trabalho para amarração, separação, atrapalhos, etc. Um Exu de verdade, ao ser procurado para esses fins, orientará e doutrinará aquela alma infeliz, e tentará mostrar outras alternativas que não sejam o ódio e a maldade.
Infelizmente, como destacado no início, muitos “pseudos-médiuns” utilizam-se do nome dessas entidades para realizar trabalhos escusos. Quantos são os relatos de terreiros em que supostamente essas entidades manifestadas solicitaram coisas ridículas, praticaram a maldade e cobraram por seus serviços!
A Linha de Exu é a que mais sofre com os mistificadores e com os ignorantes. Existem terreiros em que a gira de Exu é tida como festa, todos bebem, todos fumam, todos falam palavrões, fazem o que querem. Ao final da famigerada sessão, a maioria dos “médiuns” estão bêbados!
Isso não é Exu! Isso não é Umbanda!
Como já relatado em outros textos deste blog, a utilização da bebida, também conhecida como curiador, serve como ponto energético para o trabalho da entidade. Não que ela precise do álcool para se satisfazer, mas sim para utilizar em suas mirongas. E, mesmo que a entidade consuma tal bebida, se for realmente ela que estiver manifestada, de forma alguma deixará seu médium bêbado. Aquele que fica embriagado em razão da suposta entidade ter utilizado bebida, está em flagrante mistificação e não deve ser levado a sério.
Também, cabe destacar que muitos médiuns, expostos à terreiros sem doutrina, sem comprometimento com a caridade, sem conhecimento, passam a ser incorporados por Kiumbas (espíritos sem luz, ignorantes, enganadores, que se comprazem com a maldade), os quais para enganar o médium e todos aqueles que estão ali, utilizam-se de nomes de Exus. Por tal razão, infelizmente, vemos por aí que “Exu Tranca Ruas” acabou com a vida de fulano, “Tata Caveira” destruiu com ciclano! Ora, tais Exus, os de verdade, jamais fariam tais atrocidades! Se de fato foi realizado qualquer magia para esse fim, não tenha dúvidas que ali estava um Kiumba, enganando a todos com o nome de Exu, justamente para atingir a imagem dos espíritos trabalhadores da Umbanda.
Pois bem, voltando ao tema, desde a colonização do Brasil a expressão Exu em nosso país tem uma conotação negativa. Isso porque, os padres jesuítas, os quais colaboraram com a escravidão e com a chacina dos povos indígenas, associaram a figura de Exu ao demônio judaico/cristão.
Obviamente que um não tem nenhuma ligação com o outro, pois fazem parte de culturas distintas.
Todavia, essa associação acabou se enraizando e adentrou na Umbanda. Lamentavelmente, há algum tempo atrás as imagens de Exus eram todas vermelhas, de chifre, de rabo, com patas, etc, lembrando a figura do demônio cristão.
Isso fez com que muitos médiuns ignorantes, acreditassem de fato que Exu era o diabo. Aí, começou a aparecer “exus” com nomes de demônios, que não vem ao caso citá-los, mas se tratam de meros delírios das mentes doentias de seus “médiuns”.
Nos dias atuais as coisas estão mudando. Já é comum encontrar imagens de Exu como realmente eles são, espíritos de pessoas normais, com suas capas, cartolas, tridentes, ferramentas de trabalho, a serviço dos Orixás e da Luz.
Ressalta-se porém que a imagem é apenas uma imagem. Não significa que o Exu é daquele jeito, utiliza roupas ou elementos daquela forma. É normal ver “médiuns” que só porque a imagem da entidade está sem camisa, o “Exu” quando chega, tem que tirar a camisa. Ou, se na imagem o Exu possui uma capa amarela, o médium quando incorporado, pede uma capa amarela. Não funciona assim! Tais situações ocorrem quando a mediunidade está fraca e o médium acaba por interferir na vontade do guia.
Um Exu, quando manifestado não exige roupas luxuosas. Se for preciso, até mesmo de branco trabalha. Isso porque, entendem a verdadeira missão dentro de um terreiro e não vão cultivar a vaidade. Entretanto, em muitos terreiros a fora, a vaidade é do “médium” que se aproveita da situação para pedir coisas caras, charutos dos melhores, bebidas finas, etc.
Como dito alhures, se preciso for, Exu trabalha até com um copo de água. Obviamente se o médium tiver condições e quer agradar seus guias, poderá comprar produtos de qualidade. Porém, se não puder, Exu chega e realiza o mesmo trabalho da mesma forma. Como já alertou Zélio Fernandino de Morais, o fundador da religião, a vaidade destruirá o médium!
Os Exus dentro da Umbanda, assim como os demais espíritos, trabalham em falanges, agrupamentos de espíritos que trabalham sob o mesmo símbolo, o mesmo nome. As mais conhecidas são:
- Exu Tranca Ruas
- Exu Caveira
- Exu 7 Encruzilhadas
- Exu Marabô
- Exu Tiriri
- Exu Capa Preta
- Exu Meia Noite
- Exu Veludo
- Exu Mirim
- Exu Tata Caveira
- Exu Rei
- Exu João da Calunga
- Exu Pimenta
Entre muitos outros.
Em cada falange, existe inúmeros espíritos que se apresentam com o mesmo nome. Por tal razão, é comum encontrar mais de um Exu Caveira, Tranca Ruas, etc. Pelo mesmo motivo não se aconselha ao médium se prender em “histórias” de entidades publicadas na internet, já que cada espírito dentro da falange, possui sua própria história.
A linha de Exu na Umbanda é conhecida como “Linha de Esquerda” ou também “Linha de Quimbanda”.
Com relação à expressão Quimbanda (originária da língua Kimbundo, falada no noroeste da Angola, Kimbanda significa curandeiro, feiticeiro, xamã), cabe destacar que a mesma é utilizada apenas em nossa região. Em outros locais como em São Paulo e no Rio de Janeiro, a expressão Quimbanda é utilizada para designar outra religião, outro ritual, muito diferente da Umbanda. Por isso, deve ser utilizada tal expressão com muita cautela, a fim de evitar equívocos.
O símbolo de Exu dentro da Umbanda é o tridente. O tridente é um instrumento mitológico de poder, ferramenta utilizada pelos Exus para combater os espíritos do mal, os kiumbas. Há aqueles que afirmam que o tridente significa a atuação do Exu na manipulação de energias, podendo positivar, neutralizar e negativar as forças.
Fato é que Exu na Umbanda é o guardião. Dono das porteiras, dos caminhos, das encruzilhadas. Exu é quem faz a segurança do templo evitando que espíritos negativos, zombeteiros, espíritos sem luz, adentrem os templos e atrapalhem as sessões.
Por tal razão, por poder estar presente nas regiões mais densas da espiritualidade Exu está mais próximo do ser humano, seu contato é mais direto, mais facilitado. Por isso, os dirigentes de uma casa de Umbanda devem estar atentos, para que o médium não inicie seu desenvolvimento com Exu. Já que, como visto, eles são servos dos Orixás, apenas após seus guias de “direita” como caboclos e pretos velhos, tiverem sidos firmados, identificados e com o ponto riscado, é que o Exu poderá trabalhar. E Exu entende essa Lei, pois ele é o executor dela. Jamais um Exu de verdade irá questionar as regras impostas por caboclos e pretos velhos.
A saudação do povo de Exu pode ser: Loroyê (Mensageiro, comunicação), Exu Mojubá (referem-se ao engrandecimento de Exu, saudando sua força, seu poder), e ainda "Sarabumba".
Seu dia da semana é a Segunda-Feira, ou a Sexta-Feira para alguns.
As cores e as oferendas variam de cada falange de Exu, que como vimos, atuam subordinados aos Orixás. Assim, para Exus das Almas, dos cemitérios, é comum a utilização de cores pretas e brancas, para Exus da Encruzilhada, o Preto e o Vermelho, e para os demais a cor de atuação do Orixá, como por exemplo verde para os Exus de Oxossi, Azul para os Exus de Iemanjá, e assim por diante.
Em geral, as oferendas a esses guardiões levam marafo, rolo de fumo, charutos, padê (farinha de mandioca com dendê), ebó (fubá com marafo), pimentas, manga, frutas vermelhas, moedas e outros elementos que podem ser pedidos por cada entidade.
Além de outras, essas entidades possuem como plantas consagradas a urtiga e a mamona.
Os assentamentos de Exu sempre devem ficar do lado de fora do templo, em um local que pode ser chamado de “canjira” ou “tronqueira”. E assim o é pelo fato de exercerem a função de defesa e guarda do templo.
Apresentam-se sempre com uma
maneira ríspida e séria, sabem os momentos certos para cada palavra. Suas
sessões devem possuir o mesmo respeito e concentração que as demais sessões de
trabalho, evitando as risadas, conversas paralelas e desconcentrações.
Quem
é Exú?
Somos
os bons espíritos que ajudam a quem necessita.
Pisamos
a onde é preciso pisar para levar a luz, a espada e a força e algumas vezes a
alegria necessária.
Não
agradamos por simpatia, não ajudamos quem não é merecedor perante a Lei.
Sou
um espírito, como você, que hoje trabalha como Exú, nas matas, nos cemitérios,
nas encruzilhadas, nas ruas, nos mares, nas cachoeiras. Trabalhamos e sempre
trabalharemos na escuridão, em nome dos Orixás, levando a luz a quem
necessitar, a quem merecer perante os olhos da Lei.
Não
nos importamos com rótulos que a sociedade terrena nos dão, pois cedo ou tarde,
sempre alguém irá necessitar de nosso auxilio, de nossa força, encarnado ou
desencarnado.
Um
dia, já errei, um dia já tive falhas humanas, e ainda as tenho, porém, hoje
mais consciente, racional, trabalho em prol da ajuda daqueles que na qual um
dia no mesmo campo emocional eu cai.
Não
faço isso por obrigação, como punição, faço por prazer, por um desejo latente
que soa em meu intimo. Um chamado divino me tocou um dia na qual todos nos
somos chamados.
Não
seja hipócrita e pense que todos os bons espíritos sempre foram da luz e sempre
andaram pelo caminho reto.
Não
não e não. Somos humanos, já eramos, já caímos e hoje estamos na situação de
auxiliar por termos caídos e nos levantado, e de alguma forma escudado a voz
que se comunica através do coração.
Pode-se
passar centenas e milhares de anos, eu sempre serei exú, até o dia que Deus não
necessitar mais de mim no campo de “batalha”, pois enquanto o Pai quiser, eu
estarei na escuridão, ajudando e lutando contra quem estiver contra a Lei e a
Justiça.
Louvado
e abençoado sejam nós exús, os bons espíritos que habitam na escuridão levando
a luz dos orixás a quem necessitar e merecer!!
PONTOS
CANTADOS
Assim como os espíritos da
Linha de Exu, os pontos cantados também sofrem com a ignorância de algumas
pessoas. Nossa raiz não canta nenhum ponto cuja letra deturpa a imagem dessas
entidades ou fazem menção a coisas vulgares e inferiores. Ora, se o ponto
cantado é uma oração cantada, qual será o objetivo de cantar pontos que falam
em negatividade? Assim, segue abaixo alguns dos pontos cantados para chamar e
louvar esses nossos queridos guardiões. Pontos esses que devem ser cantados com
todo o respeito e concentração.
PONTO
01
Ogum, Exu pede licença,
Para o seu povo arriar! (2x)
Mas ele é o rei dos
feiticeiros!
Vem trazendo forças para o
nosso terreiro! (2x)
PONTO
02
No portão do Cemitério Exu
Caveira eu saudei!
Saudei Exu das Almas, na
Calunga ele é Rei! (2x)
Mas ele é Exu, e Omulú é seu
Rei!
Saudei toda calunga, Exu
Caveira eu saravei! (2x)
Ponto
03
Viva as Almas!
Salve a coroa e a fé!
Salve Exu das Almas!
Ele é Tranca Ruas de fé, ô
viva as almas!
PONTO
04
Na encruzilhada um clarim se
ouviu! (2x)
E o cavaleiro era Ogum de
Lei (2x)
A Lua cheia estava
clareando,
Sete Encruzilhadas, já vem
chegando! (2x)
PONTO
05
É 7 é 7 é 7
É 7 Encruzilhadas!
Quem tem fé no seu 7 tem
tudo, quem não tem fé não tem nada!
PONTO
06
Comigo ninguém pode!
Só eu posso com tudo!
Na minha Encruzilhada,
Eu sou Exu Veludo! (2x)
Exu da Meia Noite,
Exu da Madrugada,
Uma banda sem Exu,
Não se pode fazer nada!
Encima daquela mesa
Tem 7 facas cruzadas!
Ô salve Tranca Ruas, Salve 7
Encruzilhadas!
PONTO
07
Seu Pedra Preta vem chegando
no terreiro,
Seu Pedra Preta vem chagando
na quimbanda,
Ele vem pra trabalhar e
levar toda demanda! (2x)
Ele vem da mata, da pedreira
de Xangô!
Traz sua proteção, Pedra
Preta já chegou! (2x)
PONTO
08
Meia Noite andando,
Pela encruzilhada,
Vi Exu sentado, fazendo
macumba e dando gargalhada! (2x)
O galo cantou, o galo
cantou!
Exu Meia Noite chegou na
canjira e saravou! (2x)
PONTO
09
Passei no cemitério às 11
horas do dia,
Exu matou seu galo e a
catacumba tremia! (2x)
Blem blem blom,
O sino de lá batia,
Blem, blem blom,
E a catacumba tremia!
PONTO
10
Exu é vida!
Exu é Lei!
Luz da Quimbanda, Omulú tem
sua Lei! (2x)
Com seu vigia do lado e
carangola também!
Exu Rei está sentado, 7
tronqueiras já vem! (2x)
PONTO
11
Estava curiando na encruza,
Quando a Umbanda me chamou!
(2x)
Exu na encruza é Rei, no
Terreiro ele é doutor! (2x)
Exu vence demanda, exu é
curador! (2x)
PONTO
12
Por trás dos montes já
surgiu à estrela Dalva!
No horizonte cavalgou senhor
Ogum,
No infinito, já surgiu a Lua
Nova, clareando a encruzilhada
Exu Menino vai girar! (2x)
PONTO
13
Lá na porteira eu deixei meu
sentinela (2x)
Eu deixei Exu Porteira
tomando conta da cancela! (2x)
PONTO
14
Quem nunca viu vai ver
Caldeirão sem fundo ferver!
(2x)
Deu meia noite, no
cemitério, catacumba racha,
Exu levanta agora é que eu
quero ver,
Caldeirão sem fundo ferver!
Agora é que eu quero ver!
Caldeirão sem fundo ferver!
PONTO
15
Boa noite gente! Como vai
como passou? (2x)
Tranca Ruas é pequenininho,
mas é bom trabalhador! (2x)
PONTO
16
Sua capa de veludo,
Quando vê eu deixo lá,
Quando dava a meia noite,
Seu Exu ia buscar!
Ina é mojibá ê!
Ina é mojibá ê!
Ina é mojibá ê!
Ina é Mojibá!
PONTO
17
Vento soprou,
Folha caiu,
Exu Mangueira na quimbanda
surgiu! (2x)
Erererê, Erereá, Exu
Mangueira na quimbanda vem trabalhar!
PONTO
18
Sou Nego da Calunga, vim
aqui pra trabalhar! (2x)
Não demandem com meus
filhos, que eu também sei demandar! (2x)
PONTO
19
Exu Caveira me cubra com sua
capa,
Quem tem sua capa escapa,
quem tem sua capa escapa!
A sua capa é um manto de
caridade, sua capa cobre tudo,
Só não cobre a falsidade!
PONTO
20
Está iluminada sua banda,
Está cheirando flor o seu
gongá! (2x)
Exu Caveira, um pedido eu
lhe faço,
Me abre a gira ilumina os
caminhos por onde eu passo! (2x)
PONTO 21
Seu
Tiriri, Seu Marabô, Seu Tranca Ruas!
Nas
encruzilhada preciso de ajuda sua! (2x)
Todo
mal que aqui entrou, ele entrou mais vai sair,
Pego
ele pelo rabo entrego pro Tiriri!
PONTO 22
Eu
entrei no cemitério, no cruzeiro pra rezar!
Exu!
Encontrei
Destranca Tudo e pedi pra me ajudar!
Exu!
Destranca
Tudo arrebenta as correntes da prisão!
Exu!
Com
a força da Quimbanda vai cumprindo sua missão!
Exu!
Ele
paga sua pena ajudando a quem precisa!
Exu!
Saravá
Destranca Tudo que de Omulú tem a divisa!
Exu!
PONTO 23
Sou
Exu, trabalho no canto,
Quando
canto desmancho quebranto!
7
cordas tem minha viola,
Vou
pra gira de lenço e cartola,
Viola
é tridente,
Cigarro
é charuto e
Bebida
é Marafo!
Sou
7 da Lira, derrubo inimigo, ponteiro de aço!
PONTO 24
Exu,
Exu, Exu é da madrugada!
Exu,
Exu, sem Exu não se faz nada! (2x)
Andei,
andei! (2x)
Exu
Caveira encontrei!
PONTO 25
Exu
Tiriri trabalhador da encruzilhada,
Toma
conta, presta conta, ao romper da madrugada! (2X)
Banda
de lê, banda de lá!
Sem
esse Exu não se pode trabalhar! (2x)
PONTO 26
Ele
vem navegando no mar,
Lá
do reino de Janaina! (2x)
Navegando,
vem Navegando!
Exu
Maré lá do mar vem chegando!(2x)
Ele
vem navegando nas ondas do mar!
Ele
é marinheiro da mãe Iemanjá! (2X)
Navegando,
vem Navegando!
Exu
Maré lá do mar vem chegando!(2x)
Você
quer saber quem sou eu?
Quando
venho nas ondas do mar? (2x)
Eu
sou filho de Ondina!
Se
você precisa, mande me chamar! (2x)
Exu
Maré, Exu Maré, Exu Maré,
Vem
pra me ajudar! (2x)
PONTO 27
Ô
Luar ô Luar!
Ele
é dono da rua!
Ô
Luar ô luar!
Ele
é seu Tranca Ruas!
Quem
cometeu as suas faltas,
Peça
perdão a Tranca Ruas! (2x)
Ele
é filho do Sol,
Ele
é neto da Lua! (2x)
Quem
cometeu as suas faltas,
Peça
perdão a Tranca Ruas! (2x)
PONTO 28
Ele
mora no cemitério,
Em
cima da catacumba! (2x)
É um
homem de mistério,
Seu
Exu Rei da Calunga! (2x)
Ele
vem aqui no terreiro,
Para
todos ajudar!
Saravá
Rei da Calunga,
Vem
aqui pra trabalhar! (2x)
PONTO 29
Dizem
que Exu só bebe e dá risada!
Mas
ele é Exu é Rei das 7 Encruzilhadas! (2x)
A
sua banda é forte não tem caçoadas,
Depois
da hora grande vai girar na encruzilhada!
Seu
7 quando chega ele não vê mistérios,
Depois
da hora grande vai girar no cemitério!
PONTO 30
Seu
Tranca Ruas,
Dá
uma volta lá fora! (2x)
Se
for bom deixa entrar,
Mas
se não for deixa lá fora! (2x)
PONTO 31
Seu Exu
era um homem pequenino,
Além
de pequenino aleijadinho! (2x)
Seu
Exu vai levar todo mal,
Que
encontrar pelo caminho! (2x)
PONTO 32
O
Sino da igrejinha faz Belém blem blom! (2x)
Deu
meia noite e o galo já cantou!
Seu
Tranca Ruas que é o dono da gira,
Ô
corre gira que Ogum mandou!
PONTO 33
Ê
Quimbanda! (2x)
Terra
da macumba, do batuque do canjerê! (2x)
Eu
vou bater tambor! (2x)
Vou
bater tambor para saudar Exu Caveira (2x)
PONTO 34
Exu
é moço branco e faceiro no andar! (2x)
Quem
não paga pra Exu, Exu dá e torna tirar! (2x)
PONTO 35
Meia
Noite auê, Meia Noite! (4x)
Meia
Noite o galo canta!
Meia
Noite o cabrito berra!
Meia
Noite a criança chora,
No
portão do cemitério!
PONTO 36
Foi
nas almas,
Nas
almas que eu conheci Exu!
Foi
nas almas,
Nas
almas que eu conheci Exu!
Nas
almas que eu conheci seu Capa Preta,
Nas
almas que eu conheci a fé! (2x)
PONTO 37
Com
sua capa de veludo a mironga ele faz!
Com
sua capa de veludo, ele leva e ele traz!
A
bengala e a cartola, ele não deixa pra trás!
Pra
atender a Omulú, de tudo ele é capaz!
Com
seu tridente ao lado, ele não teme demandas!
Porque
o seu curinga, Carangola traz na manga!
PONTO 38
Queima
fundanga lá meio da encruzilhada,
O
galo canta ao romper da madrugada,
É
Exu que vem chegando no seu reino,
Saravá
seu Tranca Ruas e a sua gargalhada! (2x)
Prato
com farofa e azeite de dendê,
Pimenta
preta ele bota pra moer!
Mandinga
braba ele gosta de vencer,
Saravá
seu Tranca Ruas agora que eu quero ver! (2x)
PONTO 39
Exu
é do querê querê,
A
sua banda é que eu quero ver! (2x)
Exu
é do romper da aurora, seu Exu Caveira é quem
Manda
agora! (2x)
PONTO 40
Portão
de ferro,
Cadeado
é de madeira! (2x)
Exu,
toma conta!
Exu,
presta conta!
Seu
Exu guarda a nossa porteira! (2x)
PONTO 41
Ê
Caveira!
Firma
seu ponto na folha da bananeira
Exu
Caveira! (2x)
Quando
o galo canta é madrugada,
Com
Exu na encruzilhada, batizado com dendê!
Eu
rezo uma oração sempre pra frente,
Queimo
fogo a chama ardente aquece Exu a Laroyê!
Eu
ouço a gargalhada de Tranca Ruas, o Caveira é o enviado,
Nos
quatro cantos da rua,
É
ele quem comanda o cemitério,
Catacumba
tem mistério,
Seu
feitiço tem axé! Ê Caveira!
Ê
Caveira!
Firma
seu ponto na folha da bananeira
Exu
Caveira! (2x)
E na
Calunga quando ele aparece,
Grande
Luz eu rezo prece ao Exu dono da Rua!
E
tenho na força desse momento,
E
firmo o meu pensamento nos quatro cantos da rua!
E
peço a ele que me proteja, onde quer que eu esteja,
Ao
longo desta caminhada!
Pois
eu confio em sua ajuda verdadeira,
Ele
é Exu Caveira, senhor das encruzilhadas! Ê Caveira!
Ê
Caveira!
Firma
seu ponto na folha da bananeira
Exu
Caveira! (2x)
cade o ponto do exú marabo
ResponderExcluirtenho uma duvida...me iniciei na umbanda há 20 meses quando meu exu se apresentou. apresentou-se como Exu Tata Caveira...mas eu tenho como orixás Iemanjá , Xangô e Iansâ e como pode? E cada vez mais ele confirma que é da linha da calunga pequena , que é um caveira....tem alguma explicação? visto que na família mãe e irmã tb tem a linha de Exus Caveiras..
ResponderExcluirOlá meu irmão, seja bem vindo!
ExcluirSua dúvida é a mesma de milhares de irmãos que adentram na religião.
O fato de você ser filho de um determinado Orixá, não significa que você só tenha que trabalhar com entidades desse Orixá. Não. O Médium de Umbanda está exposto a vibração de todos os Orixás e em que pese apenas um guiar seu Ori, você pode sim receber espíritos que trabalham em outra vibração. É muito comum filhos de outros Orixás que não seja Omulú, trabalharem com o Povo da Calunga. Não há nada de errado nisso, pois desconhecemos os mistérios que existem no lado de lá!
Siga firme em sua jornada, primando o estudo e respeitando as Linhas e Orixás de Umbanda, e tenho certeza que esse Exu que você carrega será um grande guardião e defensor! Espero ter ajudado! Abraço!
Oh! Todos os Exus Benditos (que me ajudaram, e/ou me ajudam)! Sempre! Laroie! Sempre! Male! Sempre! Agradecimentos (Agradecido), Gratidões (Grato), Felizmente: demais, por tempo demais, por tudo de: bom (ótimo), a mim, sim a meu favor (e não contra mim), e muitíssimo mais, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axe, Axe, muito Axe!...
ResponderExcluirOi Quem é filho de Ogum das mata e oxum recebi Exu maré o exu pode beber cerveja?
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ResponderExcluirOs exus e os orixás são santidades mais compreensível de todas as linhas
ExcluirE o ponto de exu menino...
ResponderExcluirVai fazer um ano e três meses que eu estou estudando todas as magias e geral
ResponderExcluirEu era um sonhador um evangelho é pastor agora né apaixonei pela magia eu acho por que é o sangue falou mais alto
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ResponderExcluirOque eu posso dar de oferenda pra Exu mare? Para agradecer ele
ResponderExcluirOlá! A entidade de Exu Maré que atua em nossa casa gosta de Rum e peixe assado. Pode preparar o peixe, abrir uma garrada de rum, colocar um charuto e velas azuis e vermelhas.
ExcluirUma curiosidade, Exu Caveira usa o coração da bananeira.. nas firmeza.. o porque?? Qual a finelidade?
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