ESPAÇO DOS OGANS
▼
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
O BLOG ENTREVISTA
Com o objetivo de trazer conhecimento aos filhos de fé e aos leitores do blog, bem como trazer visões diferenciadas sobre um determinado tema, o Blog da Tenda estará realizando entrevistas com pessoas ligadas a Umbanda, Candomblé, Espiritismo entre outros. Espero que todos participem das matérias, postando suas opiniões, dúvidas, elogios e criticas!
- Diferenças entre Umbanda e Candomblé - Pai Rafael de Oxalá -
- Sandro da Costa Mattos - Opinião sobre assuntos de Umbanda -
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
3º FESTIVAL PARANAENSE DE CURIMBAS
IRMÃOS UMBANDISTAS...VEM AI O 3º FESTIVAL PARANAENSE DE CURIMBAS! O EVENTO SERÁ REALIZADO NO DIA 11 DE NOVEMBRO ÀS 15 HORAS NO TEATRO GUAÍRA, ENTRADA FRANCA! PEDIMOS APENAS A DOAÇÃO DE UM BRINQUEDO NOVO QUE SERA REPASSADO AO PROVOPAR.
ALÉM DOS TERREIROS PARTICIPANTES, TEREMOS ATRAÇÕES COMO: ASSEMA CAMPEÃ DE 2011.
ALDEIA DE CABOCLOS DE SÃO PAULO E MAIS...
ALÉM DOS TERREIROS PARTICIPANTES, TEREMOS ATRAÇÕES COMO: ASSEMA CAMPEÃ DE 2011.
ALDEIA DE CABOCLOS DE SÃO PAULO E MAIS...
Esse ano nossa Tenda participará do evento com a cantiga " O dono da Porteira"
Esperamos ver nossos filhos e fé, amigos e irmãos simpatizantes na plateia!
Esperamos ver nossos filhos e fé, amigos e irmãos simpatizantes na plateia!
VAMOS MAIS UMA VEZ LOTAR O " GUAIRÃO" E MOSTRAR O QUÃO BELA É A UMBANDA, SUA MUSICA E SUA DANÇA...
ESPERAMOS TODOS LÁ.....
ESPERAMOS TODOS LÁ.....
sábado, 30 de junho de 2012
O PONTO RISCADO
“QUEM
É ESSE ORIXÁ TÃO LINDO,
QUE
VEM NO TERREIRO PARA GUERREAR?
SARAVÁ
PEMBA, SARAVÁ ESSE ORIXÁ!
SARAVÁ
O SEU PONTEIRO E A RODA PRA FIRMAR!”
É
com esse ponto raiz que daremos início ao estudo sobre os pontos riscados na
Umbanda.
O
ponto riscado é um fundamento que está na Umbanda desde o seu nascimento. Mais do que simples desenhos, os pontos riscados são símbolos sagrados, além de ser um dos elementos que demonstram a autenticidade da
incorporação.
A
entidade que realmente está incorporada em seu médium deve passar seu ponto
riscado e ponto cantado os quais serão confirmados pela entidade chefe da casa.
Não
existe entidade na Umbanda que não risque ponto. De exu à ibeijada todas as
entidades, se entidades de verdade, devem riscar e firmar seu ponto.
É
através dele que a entidade indica sua origem e linha de trabalho e busca as
energias para o cumprimento de sua missão.
Obviamente
que um médium em desenvolvimento não terá suas entidades riscando ponto da
noite para o dia. Assim como o desenvolvimento mediúnico, é algo a ser
trabalhado a longo prazo, pois, só se risca o ponto completo a entidade que
está “firme”, ou seja, que já tem um domínio maior sobre a matéria do médium.
O
médium em desenvolvimento, muitas vezes sem notar, passa por inúmeras
experiências. Às vezes aparecem símbolos em sua mente, sonham com pontos
riscados e cantados, etc. Essas experiências nada mais são do que a
espiritualidade preparando o médium para o desenvolvimento. Como já foi tratado
em inúmeros textos, o desenvolvimento mediúnico não ocorre apenas dentro do terreiro,
mas ele é constante em nossas vidas. Por tal razão o médium deve estar sempre
em sintonia com a espiritualidade, a fim de contribuir para o próprio
progresso.
Quando
se vê “médiuns” em que suas “entidades” tremem ao riscar o ponto, ou “rabiscam”
a tábua com símbolos indefinidos ou até mesmo se negam a riscar o ponto, é um
evidente sinal que seu desenvolvimento ainda não está completo. Que ainda
possuem uma consciência que interfere na vontade entidade.
A
entidade quando de fato incorporada, risca sem medo e sem dúvida, pois ela
conhece o ponto a ser riscado. Falta nas situações apontadas acima, sintonia entre
o médium e sua entidade e até mesmo o próprio desenvolvimento do médium.
O
médium jamais deve forçar sua entidade a nada. Muitas vezes o médium na pressa
de “se desenvolver” realiza atos que apenas o irão expor. Quando chegado o
momento de riscar seu ponto a entidade irá fazer sem qualquer hesitação.
Qualquer interferência do médium na incorporação é prejudicial, mesmo nos casos
da mediunidade tida por consciente.
Muitas
vezes, a entidade, quando entende que já chegou momento, começa seu ponto, com,
por exemplo, uma flecha, uma folha, um raio, etc., e o deixa aberto. Não se
trata do seu ponto riscado, mas sim de seu começo. Com o passar do tempo ela
irá completando até dizer que está pronto. O circulo ao redor da tábua se dá
apenas após a confirmação do ponto, sendo, geralmente, feito pela primeira vez
pela própria entidade chefe.
Já
os médiuns graduados, estes já passaram pelo desenvolvimento inicial, por isso
suas entidades riscam por completo sem qualquer hesitação. Se a hesitação
houver, é sinal que seu desenvolvimento também não foi completo ou está
inadequado para a formação que possui.
Dessa
forma, verifica-se que apenas após a entidade riscar seu ponto e ele for
confirmado pelo guia chefe da casa, é que a entidade estará de fato
incorporada. Por essa razão é totalmente equivocado a utilização de materiais
pela entidade antes de sua confirmação.
Por
exemplo, utilização de capa e chapéu para exu, bengala para preto velho, bicos
e enfeite para as crianças, ciganos, etc., por “entidades” que não riscaram o
ponto. Ora, se ela não riscou ponto, não se sabe quem é, não se sabe se de fato
é a entidade ou se a própria cabeça de médium.
Nem todo Exu usa capa! Nem todo preto velho usa bengala! Nem toda
criança usa enfeites e bico! Por essa razão esses elementos só poderão ser
utilizados pelo médium em que a entidade riscou e teve seu ponto confirmado,
pois somente aí ELA poderá escolher de fato os elementos que deseja utilizar em
seu trabalho e não o médium.
Também
é desaconselhado o médium em desenvolvimento procurar na internet pontos
riscados ou comprar os famigerados livros de pontos riscados. O ponto riscado é
algo individual de cada entidade. Como já visto em estudos anteriores, mesmo que
duas entidades pertençam a mesma falange, como por exemplo do Caboclo Sete
Flechas, raramente o ponto dessas entidades serão idênticas. Haverá sim
semelhanças, mas cada espírito terá suas peculiaridades.
O
ponto riscado, como dito acima, virá com naturalidade, com o tempo e não da
noite para o dia como pensam alguns. A pressa só atrapalhará o sadio
desenvolvimento do médium.
O
médium não deve se sentir menosprezado por que sua entidade não riscou ponto. O
desenvolvimento mediúnico não é igual para todos, pois cada pessoa possui a
mediunidade em um determinado nível sendo alguns mais aguçados que outros. Como
dito acima, deve ter paciência e buscar o correto desenvolvimento passo a
passo.
Os
pontos riscados além de identificar a entidade, poderão ser utilizados para
descarregos, firmezas, amacis, cura, segurança, etc. São pontos que a entidade,
após sua confirmação, utilizará em seus trabalhos. Cada símbolo, cada risco tem
um significado o qual deve ser explicado pela entidade que o risca.
As
pembas com que eles são riscados, conforme já explicado no estudo sobre elas,
vão depender da linha que a entidade trabalha e do objetivo que está se
riscando.
Esse
é um fundamento que não deve se perder! Nasceu com a Umbanda e nela deve
permanecer. Têm-se relatos de terreiros que se dizem de Umbanda, em que não se
é riscado ponto. Trata-se de completo absurdo! O fato de não se riscar ponto
está abrindo campo para mistificações, além de comprometer a própria segurança
da casa.
Para
encerrar, como sempre é dito em nossa casa, para exemplificar a importância do
ponto riscado: “sentar no chão, comer doce e pedir benção é fácil, qualquer um
faz sem precisar estar incorporado! Mas riscar seu ponto, confirmá-lo e dar seu
ponto cantado, apenas as verdadeiras entidades irão fazer!”
“Umbanda
tem fundamento e é preciso preparar!”
segunda-feira, 25 de junho de 2012
O BLOG ENTREVISTA: SANDRO DA COSTA MATTOS
O Blog da T.U. Filhos da Vovó Rita, com o objetivo de levar o conhecimento e a informação aos seus leitores, teve a honra de entrevistar o irmão Sandro da Costa Mattos. Importante militante do movimento Umbandista, autor do livro "Livro Básico dos Ogãs" , chefe da curimba da APEU/SP e proprietário da Rádio Raízes de Umbanda .
Nesta entrevista, Sandro nos conta como iniciou na Umbanda; como é a doutrina seguida por sua casa e dá sua opinião acerca dos temas polêmicos que envolvem nossa fé.
Os leitores poderão, caso queiram, fazer perguntar ao nosso entrevistado, por meio da opção "comentários" ao final do texto.
Espero que gostem!
Jefferson LG
Idade: 38 ANOS
Instituição: APEU –
ASSOCIAÇÃO DE PESQUISAS ESPIRITUAIS UBATUBA
Cargo/Função na
Instituição: OGÃ ALABÊ
1)
Como e quando você ingressou na
Umbanda?
R: Antes de iniciar, quero agradecer a
oportunidade colocada pelo meu irmão Jefferson e todos os irmãos da T.U. Filhos
da Vovó Rita.
Na verdade eu nasci em berço
umbandista. Meus pais estão na Umbanda há mais de 50 anos. São os dirigentes da
APEU. Posso falar inclusive que só sobrevivi ao nascer, graças à Umbanda. Meus
pais não conseguiam ter filhos, ou melhor, minha mãe até engravidava, mas as
crianças nasceram prematuras e sucumbiram com horas de vida. Foram 03 irmãos
meus que morreram antes de eu nascer. Certo dia meu pai incorporou uma entidade
de Xangô, o Pai Sete Quedas da Cachoeira, que falou que iria ajudá-los. Depois
de suas orientações, minha mãe descobriu qual era seu problema e apesar de eu
ter nascido nas mesmas condições dos outros, consegui sobreviver, assim como o
Preto Velho avisara. Depois meus pais ainda tiveram mais um filho, meu irmão
mais novo, o Sidney.
Já como integrante da engira, eu fui
cruzado na Lei de Pemba como Ogã quando tinha 10 anos de idade. Aos 6 anos eu
comecei a dar meus primeiros toques, sem nunca ter estudado pra isso. Foi tudo
muito natural. Eu ouvia os discos que meu pai tinha e também os Ogãs que
tocavam na casa e fui aprendendo cada toque de forma espontânea. Fui cruzado
junto com meu atabaque, que foi consagrado a Oxóssi.
2)
Qual a sua função dentro do Terreiro?
R: Iniciei na engira como
Ogã de Couro, o chamado Ogã Berê (iniciante). Mas como sempre fui muito ligado
à religião, demonstrando muita responsabilidade, acima até do que minha idade
sugeria, fui me desenvolvendo e atingindo outros degraus. Hoje sou Ogã Alabê, o
responsável por toda curimba da casa, função esta que ocupo já há duas décadas
aproximadamente.
3)
Fale-nos da doutrina seguida pelo seu
Terreiro;
R: A APEU foi fundada em 17
de janeiro de 1981. Meu pai ficou sabendo que tinha esta missão quando ainda
tinha 15 anos de idade. Estudou muito, fez muitas pesquisas e procurou
desenvolver sua mediunidade, de forma ininterrupta, e só depois de 19 anos de
prática mediúnica, adquirindo conhecimentos dentro e fora da sua casa, ele fundou
a instituição APEU. Claro que pra isso, ele seguiu todas as diretrizes da casa
que seguia, chegando a ser consagrado sacerdote na Tenda de Umbanda Pai
Domingos, comandada pelo saudoso Pai Antônio Valentim.
Quando a APEU foi
fundada, os trabalhos eram realizados na cozinha da nossa casa. Isso durou
cerca de um ano e o ritual era mais parecido com o da maioria das tendas
umbandistas, especialmente no que diz respeito ao uso do fumo e da bebida.
Em 1982 a sede fui
finalmente fundada, e desde então, por ordem do Caboclo Ubatuba, foi abolido
totalmente o uso do fumo pelas entidades manifestadas, bem como a ingestão de
bebidas alcoólicas. Também passamos a adotar o uso de alguns hinos, tocados ao
som do violão em nossa abertura de cada trabalho. Esses hinos foram todos
enviados mediunicamente e o mentor pediu para que os mesmos fossem incorporados
nas engiras.
Destacamos também que
não realizamos sacrifícios de animais e todo atendimento na APEU é gratuito.
Não realizamos qualquer
trabalho de magia negra, como amarrações amorosas e outras coisas que,
infelizmente, muitos procuram num terreiro.
No que diz respeito à
nossa linhagem, o que estaria mais perto da nossa forma de trabalhar é a da
chamada Umbanda Branca, que é por essência, Cristã, evolutiva e doutrinária.
Para que uma pessoa
possa adentrar à nossa engira como seu integrante, precisa frequentar a casa na
assistência por um tempo. Depois pede permissão ao Caboclo Ubatuba que vai
passar alguns banhos de preparo para a mesma. O médium só passa a ser um filho
da casa depois de passar pelo ritual de Cruzamento na Lei de Pemba, onde seus
chacras serão ativados e sua coroa ligada diretamente ao fundamento do Caboclo
Ubatuba.
4) Quais as sete linhas
cultuadas em sua casa e qual a entidade chefe?
R: Como disse anteriormente,
nosso mentor é o Caboclo Ubatuba, um falangeiro de Seu Sete Flechas, que atua
na vibratória de Oxalá. Ele não é bem um índio puro, pois na verdade é um
cafuzo. Seu pai era um grande mestre africano e sua mãe, uma índia brasileira.
Foi auxiliar do pajé da sua tribo e catequizado. Isso mostra o porquê da sua
ligação direta com o cristianismo.
Para falar sobre as
linhas da casa, vou citar como são nossas engiras mensais, pois aí já deixo aos
irmãos, nosso calendário fixo (este só é alterado quando realizamos as
homenagens tradicionais da APEU ou quando o mentor altera por motivos
excepcionais):
1ª Sessão do mês –
Caboclos de Oxóssi e Pretos Velhos
2ª Sessão do mês –
Falangeiros de Ogum e Povo D’água (Iemanjá, Oxum, Iansã, Nanã e o Povo
Marinheiro)
3ª Sessão do mês –
Caboclos de Oxóssi e falangeiros de Xangô
4ª Sessão do mês –
Caboclos de Oxóssi, Povo Baiano e Exus de Lei.
Quando o mês tem 05
semanas, a quarta semana passa a ser de Caboclos de Oxóssi e Povo Boiadeiro, ou
então, chama-se as crianças, da Linha da Ibejada.
Temos também, de forma
mais rara, a manifestação da Linha do Oriente e quando necessário, Seu Ubatuba
marca trabalhos especiais de linhagem kardecista, a chamada Mesa Branca, para
doutrinação de espíritos necessitados ou cirurgias espirituais com os médicos
do espaço.
4)
O seu Terreiro promove programas
assistenciais, quais?
R: Temos um trabalho
chamado Projeto Aruanda, onde chegamos a distribuir 250 marmitéx numa única
noite para moradores de rua. Este trabalho está adormecido, pois os coordenadores
estão com algumas dificuldades para estar à frente, no comando do mesmo.
Acredito que muito breve este trabalho voltará com a força e intensidade que
vinha acontecendo, pois o número de pessoas necessitadas é muito grande. Neste
momento, tudo que recebemos em doação está sendo destinado a famílias carentes
ou outras instituições que realizam ações assistenciais.
Além disso, entendo que
os cursos na casa possam ser classificados como um trabalho assistencial, pois
são totalmente gratuitos e abertos a qualquer pessoa que queira participar,
sendo ou não filho da casa, aliás, sendo ou não, umbandista, pois já tivemos
até um padre estudando conosco. Temos o Curso de Iniciação e Aperfeiçoamento
Mediúnico, que na verdade é um curso teórico, onde o aluno entenderá como
funciona a mediunidade e seus diversos fenômenos; o Curso Básico de Umbanda,
dado em dois níveis e que só está aberto para quem já fez o curso sobre
mediunidade; o Curso de Cânticos de Umbanda, onde ensinamos as cantigas
utilizadas num terreiro e suas finalidades. Além destes cursos, não posso
esquecer de falar sobre o Grupo Crianças de Aruanda, que é nossa turma de
Evangelização Infantil na Umbanda, onde direcionamos as crianças de 3 a 11 anos
de idade para um conhecimento religioso, ético, moral e de total respeito ao
sagrado e às criações divinas.
6) Como se dá a formação
de um Ogan em sua casa?
R: Na nossa casa os Ogãs
são formados na própria instituição. Na verdade, todos foram previamente
informados desta missão e preparados para este fim, ou seja, são Ogãs com dom
natural. Não temos nenhum Ogã que estudou e praticou numa escola. Vejo que o
Ogã é um médium que atua através da vibração dos chacras que atuam na região
dos braços e mãos, portanto, assim como não se fabrica um Médium ou Sacerdote, não
se cria um Ogã em escola. Daí a diferença de um Ogã para um percussionista. Ser
Ogã vai além de saber tocar um instrumento, pois ele vai movimentar energias e
muitas vezes, buscar a energia necessária para a realização dos trabalhos espirituais.
Apesar de não termos uma
estrutura de uma escola, já há alguns anos eu tenho ensinado toques de
atabaques para alguns irmãos, porém, somente se esses, confirmadamente, foram
indicados como Ogãs pela espiritualidade ou pelos seus sacerdotes. Às vezes o
próprio dirigente me procura. Muitos são os que vêm querendo aprender porque
gostam ou acham bonito tocar. Neste caso eu indico uma das diversas escolas que
conheço. Hoje vejo que estas pessoas podem ser úteis, pois ajudam na manutenção
energética, já que podem manter o ritmo da sessão. Além disso, alguns são
verdadeiros Ogãs, que não sabiam que tinham esta missão.
Agora, na nossa casa, só
é preparado aquele que foi confirmado como Ogã. Depois de cruzado, o Ogã passa
a ter uma função de muita responsabilidade, pois é ele quem será o responsável
pela condução energética promovida pelos instrumentos sagrados e consagrados.
Na obra “O Livro Básico
dos Ogãs” eu descrevo dois rituais de iniciação de um Ogã, destacando a
diferença de como isso é feito na Umbanda e no Candomblé.
7) Como se dá a
utilização de elementos como álcool e fumo nos trabalhos de sua casa?
R: Como disse
anteriormente, não adotamos o uso do fumo e a ingestão da bebida alcoólica.
Nosso mentor nos explica que estes elementos são desnecessários, pois podem ser
substituídos por outros não nocivos à saúde física e mental do médium e do
consulente.
Sabemos que a Umbanda
não impõe aos seus adeptos a proibição do uso destes elementos na sua vida
social, porém, é de conhecimento geral que são substâncias nocivas à saúde
humana.
Nossa casa tem uma
enorme guia de rosário, utilizada nos trabalhos de cura promovidos pelo Caboclo
Ubatuba. Os médiuns seguram essa guia, doando energia para a pessoa que está ao
centro. A guia potencializa essa doação. Porém, tem um detalhe: quem fuma não
pode segurar a guia. Sabendo que o tabaco impregna o médium de energias
pesadas, devido aos diversos elementos nocivos que o compõe, o médium tabagista
fica fora desta corrente, pois poderia enviar estas vibrações para uma pessoa
já debilitada. Por conta disso, muitos dos filhos da casa deixaram de fumar.
É importante salientar
que, quando necessário, usamos a bebida alcoólica nos pontos de força, mas
nunca sendo ingerida. Por exemplo: os Exus não bebem e não fumam, mas todos
possuem seus coités com as marafas (aguardentes) que são usadas para
descarrego, trabalhos de cura, vibração de guias, etc, mas nunca são ingeridas.
8) Qual sua opinião
sobre aqueles “terreiros” em que o “Pai/Mãe de Santo” permitem a utilização
irrestrita dos elementos acima citados, no desenvolvimento mediúnico, sob o
pretexto de “aproximar” as entidades?
R: Vou dar minha opinião em
particular. Primeiro quero deixar claro que respeito as diversas formas de se
trabalhar dentro da Umbanda, pois em muitas delas, os objetivos são atingidos,
porém, acredito que estamos num processo de evolução e no futuro, estes
elementos não serão mais utilizados nas engiras de Umbanda, especialmente
naquelas casas que prezam mais pela evolução do espírito do que pela prática
ritualística simplesmente.
Eu não acho que o uso
destes elementos para o desenvolvimento mediúnico é necessário ou
imprescindível. Não acredito que a entidade se aproxima por causa deste
elemento, muito pelo contrário. Dizem que o álcool ajuda porque a pessoa fica
mais “solta”. Se para uma boa incorporação é necessário, acima de tudo, muita
concentração, como isso seria possível se a mente do indivíduo está alterada
pelo uso do álcool?
Notamos que a cada dia
que passa, menor é o grau de inconsciência dos médiuns, coisa que era mais
corriqueira na Umbanda de antigamente. Se o médium é consciente ou
semiconsciente, não poderia ele influenciar nas palavras e atitudes da entidade
incorporada, caso este álcool altere seu estado mental e às vezes, até
emocional?
Desculpe, mas acho que
nada melhor do que responder esta sua questão, mandando uma nova aos meus
irmãos e confrades. Vale a pena refletir.
9) Qual sua visão acerca
dos terreiros que se dizem de Umbanda, porém misturam elementos e fundamentos
de Candomblé em seus ritos?
R: Tenho imenso respeito
pelos cultos de nação africana, porém, temos muitas diferenças quando falamos
dos fundamentos e da base doutrinária de cada religião.
A Umbanda tem
influências marcantes de quatro bases religiosas: o catolicismo, o espiritismo
kardecista, os cultos de nação africana e a cultura indígena. Podemos ainda
incluir aí a influência oriental, cada vez maior na nossa religião.
A Umbanda cresceu de
forma desordenada e muitos foram os dirigentes que buscaram conhecimento nas
religiões africanas. Por isso deu-se essa confusão toda. Hoje temos a chamada
Umbanda Africanista, que tem maior influência dos cultos africanos, mas a
Umbanda Branca e até mesmo a tradicional e esotérica, não praticam rituais que,
originalmente, não fazem parte da nossa doutrina, que é, acima de tudo, cristã.
10) Qual sua opinião
sobre a utilização de roupas luxuosas, decotadas, joias, e outros acessórios
nas sessões de Umbanda?
R: Não concordo. Já escrevi
sobre isso num artigo que pode ser achado com facilidade na internet – “Luxo na
Umbanda – Vaidade dos médiuns ou necessidade espiritual”.
Infelizmente, estamos
num mundo capitalista e o mercado não deixa pra depois, se pode ganhar dinheiro
hoje. Com isso, criaram-se várias opções de roupas, paramentos e acessórios,
puramente ornamentais, que não possuem nenhuma influência espiritual, mas que
servem muito bem para alimentar o ego e a vaidade dos médiuns que se deixam
levar por esse tipo de coisa.
Umbanda é simples. O que
ela precisa é de médiuns verdadeiros e guias verdadeiros. O brilho que os
Orixás querem é o que brota dos nossos corações, não o que vem de uma joia ou
das lantejoulas costuradas nas roupas de luxo.
11) Em seu terreiro, se
trabalha com a Linha de Exu e Pombagira?
R: Trabalhamos com os Exus
de Lei, também chamados de Exus Batizados. Não temos a incorporação de Pombagiras.
Estas só atuam em casos de extrema necessidade. Infelizmente as pessoas buscam
as mesmas somente buscando resolver seus casos amorosos, o que não atendemos em
nossos trabalhos. Por conta disso, nosso mentor, apoiado pelo Exu Guardião do
terreiro, não permite a manifestação livre delas.
Uma coisa que destaco é
que também temos pouquíssimos médiuns que incorporam Exus. Só trabalham como
médiuns incorporantes na esquerda, aqueles que já foram coroados, ou seja,
primeiro eles devem ter seu guia de frente confirmados, num total domínio de
seus chacras energéticos, para depois darem a passagem para o Exu.
12) Qual sua opinião
sobre a necessidade, alegada por alguns, de homens que trabalham com Pombagiras
se vestirem de mulher, usarem maquiagens, joias, sapatos, perucas, etc.,
durante as sessões?
R: Acho isso muito triste.
Sinceramente, esse tipo de imagem denigre a religião. Lutamos para defender a
Umbanda como uma religião séria, que preza a evolução do ser, o respeito, a
moral, a ética, etc. Com certeza é um elemento e tanto para servirmos de chacota
na sociedade, especialmente quando uma imagem dessa cai nas mãos de praticantes
das chamadas seitas eletrônicas que diuturnamente procuram falar mal da nossa
religião, mesmo que nunca tenham pisado num terreiro.
Uma entidade que atua na
coroa de um médium jamais o colocará numa situação desconfortável como essa,
sem a permissão ou muitas vezes, vontade do mesmo.
Se o médium não aceitar
esse tipo de coisa, e a Entidade tiver um mínimo de evolução, entenderá
completamente.
13) Como você vê a
questão ambiental dentro da Umbanda? É possível admitir que uma religião que
depende das forças da Natureza promova poluição em suas oferendas, com vidros,
restos de velas, plástico, etc.?
R: Sou umbandista e também
sou biólogo por formação. É muito triste ver o resultado de algumas festas
realizadas pelo nosso povo. Na hora da festividade, tudo é muito bonito, mas
depois, o que sobra é muita sujeira.
Acho que a Umbanda vem
melhorando neste sentido. Muitas são as instituições que labutam contra certas
práticas que antigamente eram consideradas normais.
Oriento aos dirigentes
para que procurem informações sobre os materiais utilizados e, sempre que
possível, passem a usar elementos naturais, que serão absorvidos pela natureza.
Por exemplo: numa oferenda de agradecimento, ao invés de pano ou alguidar, usar
folhas para fazer suas entregas de frutas e flores.
14) Recentemente, a
Polícia do Rio de Janeiro efetuou a prisão do estelionatário que se passava por
pai de santo “Bruno de Pombagira”, o qual prometia trazer a pessoa amada em 3
horas! Na sua opinião, porque ainda existe exploradores da fé dentro do
movimento Umbandista? É culpa dos dirigentes que não doutrinam devidamente seus
filhos ou do próprio povo que busca tais trabalhos?
R: Existe esse tipo de
gente, porque, infelizmente, temos uma sociedade que, em algumas vezes, gosta
de ser enganada. Na verdade buscam seus interesses a qualquer custo, e isso não
é notado só dentro da Umbanda, mas em todas as vertentes religiosas e
esotéricas. A ideia da felicidade “aqui e agora” faz a pessoa gastar o que não
tem para atingir seus objetivos materiais e emocionais.
Além disso, nosso país ainda tem um índice
muito grande de pessoas sem estudo, sem conhecimento geral, ou seja, somos um
país de pseudo-alfabetizados, o que facilita a ação destes charlatões.
Pra nossa infelicidade,
é triste observar quando isso é feito dentro de um templo que se diz de Umbanda.
Gostaria muito de dizer que isso não acontece, mas não podemos tapar o sol com
a peneira. Quantos são os que usam da religião para angariar lucros? Às vezes
cobram até mesmo dos médiuns da casa!
Muitos caem em suas
garras porque também são pessoas que fazem qualquer tipo de coisa para atingir
seus objetivos. Tem até quem acredite que somente pagando terão resposta sobre
seus pedidos, pois acham que quem não cobra não dá garantia de sucesso.
Normalmente, pedem coisas que uma instituição religiosa séria não atenderia,
como amarração amorosa, prejuízo a terceiros, e outras coisas. Por isso caem
nas mãos destes “médiuns” que, na maioria das vezes, ou são grandes
mistificadores ou interlocutores de espíritos negativos, os quiúmbas e vampiros
do astral, que os utilizam para sorver a energia dos pobres consulentes e do
próprio médium, em troca de alguns favores e realizações, sempre voltados para
o lado material.
Mas não é só isso que
vem acontecendo. De uns tempos pra cá, ficamos sabendo de casas que possuem,
não só uma tabela de preços, como muitas vezes, cobram a entrada para quem vai
ao terreiro, como se o trabalho espiritual fosse um teatro ou outro palco de
distração para os assistentes.
Isso é deprimente,
quando lembramos das palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas: “Umbanda é a
manifestação do espírito para a obra de caridade”.
15) Qual sua opinião
sobre a inclusão de instrumentos de sopro, corda, etc., na curimba de um
terreiro?
R: Não é normal, mas não
posso falar que sou contra. Desde que a utilização traga harmonia dentro do
ritual, não vejo problema.
Pode ser estranho para a
maioria, mas, se buscarmos na história, notaremos que muitas das gravações
antigas tinham o uso do violão. Só não sei bem se o mesmo também era usado
durante os trabalhos espirituais. Mas sei que algumas casas possuíam suas
bandas, que tocavam na gira, o Hino da Umbanda e o hino da instituição, quando
o mesmo existia.
No início desta
entrevista eu informei que nós, na APEU, temos a inserção de hinos na nossa
abertura, todos tocados ao som do violão. A diferença é que não tocamos
atabaques nesta hora, só o instrumento de cordas é usado.
Eu gosto de uma curimba
bem tocada. Os principais instrumentos são os de percussão, como atabaques, ganzá,
agogô, xequerê, etc... Quanto mais instrumentos colocamos, maior é o risco de
um erro, portanto, é importante que, tanto
aqueles que tocam, como os instrumentos, sejam devidamente preparados
para tal.
Existem irmãos que
defendem que o uso do instrumento de percussão é prejudicial ao trabalho
mediúnico e até para o organismo. Diante do que estudo, dos ensinamentos
passados pela espiritualidade maior e da vivência em particular, ainda não tive
nada que me indicasse que tais instrumentos trouxessem qualquer problema, muito
pelo contrário. Já vi coisas maravilhosas acontecerem numa casa, sob a ação dos
atabaques. Usar ou não os instrumentos vai do fundamento de cada mentor.
16) Na sua opinião, o
que falta para a Umbanda ganhar respeito e prestígio na sociedade, assim como
conseguiu o movimento Espírita?
R: Falta estudo e maior
responsabilidade dos seus adeptos. Não podemos esquecer que somos umbandistas
24 horas por dia e não só na hora dos trabalhos no terreiro.
O umbandista precisa
aprender separar o material do espiritual. Quantos não são nossos irmãos que
não fazem nada pelas instituições que os abraçaram? E se fazem, foi porque
foram obrigados?
Falta também uma maior
participação em atividades assistenciais.
Além disso, é
importantíssimo mostrar à sociedade que somos uma religião brasileira, cristã,
que prega o amor e a caridade e não o que muitos pensam, que somos uma religião
tribal, que mata animais na encruzilhada e que faz trabalho de amarração.
Temos sim que destacar
as instituições que servem de exemplo para que as demais abram os olhos.
Enquanto o umbandista levar sua palavra apenas para quem já é da Umbanda, ela
não conseguirá obter o êxito de ser uma religião respeitada por todos.
Felizmente algumas
coisas vêm sendo feitas e aos poucos nossa religião vai ganhando mais espaço.
Basta vermos as leis que recentemente foram aprovadas nos níveis: federal,
estadual e municipal, em várias regiões do país.
No dia que o umbandista
vestir a camisa de verdade, deixar de ter vergonha do que é e passar a ser um
real defensor desta bandeira de paz, amor e caridade, veremos que a quantidade
de adeptos da nossa religião é muito maior do apresentam as pesquisas.
17) Como militante dos
movimentos Umbandistas, quais as dificuldades que você encontra? Em sua
opinião, é difícil mobilizar os Umbandistas?
R: A maior dificuldade
ainda é a de comunicação. Enquanto outras religiões possuem espaço na mídia
aberta, nós estamos resumidos, praticamente, ao uso da internet. Existem
jornais e revistas especializados, mas estes atingem apenas um público local.
Mesmo assim, foram muitos os que surgiram e deixaram de ser editados, pois o
custo é muito alto e, de modo geral, conseguir um apoiador ou anunciante não é
nada fácil.
Hoje, uma nova opção
surgiu, nas chamadas web rádios. Eu mesmo criei uma há mais de dois anos atrás.
A Rádio Raízes de Umbanda, que já foi acessada em mais de 55 países e que há
uma semana atingiu a marca de 200 mil acessos. Isso é bom, porque levamos a
religião para todas as partes do mundo. Mesmo assim, o número de pessoas que
escutam as rádios na internet ainda é pequeno, quando comparamos com as rádios
abertas, liberadas pela Anatel.
Muitos me cobram uma
rádio assim, mas sabemos que isso custa muito dinheiro, muito mesmo. Mesmo que
fôssemos alugar um horário numa rádio, o valor mensal é altíssimo para os
padrões da maioria das instituições e umbandistas do nosso país.
Além disso, temos uma
chaga típica do ser humano chamada vaidade. Nem sempre o umbandista apoia o que
o outro irmão está encabeçando. Isso sem contar que, muitos movimentos possuem
muito mais um teor de crescimento particular de quem o está promovendo, do que
uma preocupação geral com a religião.
Hoje existe uma
preocupação política muito grande na religião. Não sou contra política, muito
pelo contrário. Mas, particularmente, eu não voto numa pessoa só porque ela é
umbandista. Primeiro ela tem que ter caráter e ser honesta. Já temos uma fama
que nos prejudica, por conta de maus médiuns e maus umbandistas. Colocar alguém
no poder que, chegando lá, poderá aprontar ainda mais, só prejudicaria ainda
mais a religião. Por isso é importante conhecermos a vida daqueles que forem
buscar nossos votos.
Na área política, até
que me provem o contrário, já tenho meu candidato, pelo que ele vem fazendo em
prol da nossa religião e da sociedade como um todo. Pra mim o verdadeiro
político tem que ser assim: não deve defender só os interesses de uma bandeira,
mas sim, do povo como um todo.
De modo geral, acho que
o umbandista está aprendendo a lidar com tudo isso e está aos poucos, mostrando
mais a sua cara. Isso é bom!
18) Qual sua perspectiva
para a Umbanda?
R: Creio que a Umbanda teve
um crescimento muito grande nos anos 60 a 80. Depois com o crescimento das
chamadas seitas eletrônicas, ela perdeu muitos integrantes. A partir do ano
2000 a Umbanda voltou a crescer, porém, infelizmente, perdeu muito das suas
raízes.
Hoje notamos alguns
cursos que não possuem qualquer fundamento com a doutrina da Umbanda, enquanto,
por outro lado, o que era praticado por sacerdotes que eram orientados pelos
seus dirigentes, foram morrendo no tempo. Aquele ensinamento passado de mestre
a discípulo está sendo trocado pelos cursos em massa. A questão é: estariam
todos preparados psicologicamente e espiritualmente para receber tais
orientações?
O umbandista de hoje tem
uma vontade maior de aprender as coisas, o que é ótimo, pois só através do
estudo crescemos em conhecimento, porém, muitas vezes, não tem a paciência
necessária para aprender na hora certa, com a pessoa certa, dentro do
fundamento e das tradições que a mesma foi iniciada. Não podemos esquecer que, os
fundamentos de um terreiro são elementos muito particulares, que vibram de
acordo com a necessidade de cada tenda.
Quero deixar claro que
não sou contra os cursos, muito pelo contrário. Só acho que estes deveriam ter
algum tipo de seleção. Existem conteúdos que podem ser passados para qualquer
pessoa, mas outros não, pois deveriam ser destinados somente aos que realmente
possuem conhecimento para tal, ou no mínimo, que possuem funções que os tornem
aptos a utilizar aquilo que lhes foi ensinado.
Temos que nos unir por
coisas que realmente farão da religião um caminho de evolução espiritual. Ainda
estamos muito presos a assuntos voltados ao nosso dia-a-dia, como a luta contra
a intolerância religiosa, o que é necessário diante do que vivemos na
atualidade, mas, sinceramente, espero que um dia isso não seja mais necessário,
para que possamos virar essa chave, buscando unir os templos através da
conscientização da necessidade de levarmos conhecimento espiritual aos seus
adeptos e da prática da caridade em seu real sentido, ou seja, o auxilio ao
próximo de forma livre e desinteressada.
Até dá pra fazer tudo
isso junto, mas somente se os umbandistas realmente se tornarem uma grande
família, com seus adeptos unidos pela defesa da nossa fé, independente do nome
ou fragmento que venham seguir. Umbanda é Umbanda, e apesar das diferenças
existentes entre as instituições, nossa base, ou seja, a raiz vem do mesmo
local: de Aruanda.
19) Deixe uma mensagem
para os leitores do Blog
R: Irmãos! Sejam
umbandistas verdadeiros. Vista esta camisa! Ame sua escolha de fé!
Seja um real
praticante e não alguém que esteja passando um período como umbandista.
Já disse o Caboclo das
Sete Encruzilhadas, seguindo as máximas do Mestre Jesus:
“muitos querem, mas
poucos serão os escolhidos”. Tem um ponto bem antigo, que era cantado por Pai
Antônio, que dizia:
“Todo mundo quer Umbanda, quer, quer,
Mas ninguém sabe o que é Umbanda
(bis)
Umbanda tem fundamento, é, é
Mas ninguém sabe o que é Umbanda”
Umbanda é muito mais do
que colocar uma roupa branca e guias no pescoço. É muito mais que girar, que
cantar e bater palmas. Umbanda é amor, é fé, é caridade desinteressada, é
alívio aos necessitados, é a mão que levanta aquele que está em desespero, e
tudo isso sem distinção de raça, credo e condição social.
Umbanda é religião,
ciência, filosofia e arte.
Que
Oxalá abençoe a todos nós!
Viva
Zambi!
Saravá!
Sandro
da Costa Mattos
Ogã
Alabê e Secretario da APEU
APEU
– Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba
Rua
Romildo Finozzi, 137 – Jardim Catarina – Zona Leste
São
Paulo – SP
Sessões
espirituais às sextas-feiras às 20:30 hs.
Contatos:
scm-bio@bol.com.br
Site
da APEU – www.apeu.rg.com.br
Blog
da APEU – http://apeuumbanda.blogspot.com
Rádio
Raízes de Umbanda – www.raizesdeumbanda.com
Indicamos:
O Livro Básico dos Ogãs – Sandro da Costa Mattos – Icone Editora
terça-feira, 19 de junho de 2012
ESPÍRITOS DA UMBANDA - MARINHEIROS
Ante o sucesso da série de estudos "Orixás da Umbanda", surgiu a necessidade de prosseguir os estudos sobre nossa sagrada religião. Uma vez que os Orixás já foram comentados, é chegado o momento de falar dos espíritos, das entidades que atuam na Umbanda, que comandam nossos trabalhos e que nos trazem mensagens do plano espiritual. Buscar-se-á abordar todas as questões inerentes ao tema, deixando claro, logicamente, que o leitor possui toda a liberdade de questionar e de mandar suas dúvidas.
Que Oxalá nos ilumine! Um bom estudo a todos!
ESPÍRITOS DA UMBANDA - MARINHEIROS
Iremos tratar neste texto de espíritos desbravadores, destemidos, alegres, brincalhões e corajosos. São eles nossos irmãos Marinheiros.
A Linha dos Marinheiros ou Marujos, como são chamados por alguns, é a ultima das linhas integrantes da chamada Linha Auxiliar ou Linha Intermediária a ser comentada. Por essa razão, esses espíritos podem atuar livremente dentro das linhas chamadas de direita e esquerda.
Essa Linha é formada por espíritos que, quando encarnados, tiveram sua vida vinculada ao trabalho no mar, nos navios, caravelas, embarcações. É formada também por espíritos que optaram por trabalhar nessa Linha quando ingressaram na seara Umbandista.
Desse modo, é comum os espíritos dessa Linha se apresentarem como marujos, capitães, almirantes e até mesmo piratas. São espíritos que dedicaram, exclusivamente, a vida nos oceanos, seja no transporte mercantil, seja nas expedições e até guerras.
A manifestação desses espíritos se dá de forma alegre. São espíritos que não perdem a oportunidade para contar piadas, fazer brincadeiras, tomar um bom Whisky ou Rum, e fumar seus charutos e cachimbos.
Apesar do jeito alegre e descontraído, são espíritos de luz, que militam na seara Umbandista com o objetivo de defender seus filhos de toda a demanda e orientá-los nas questões financeiras e até amorosas.

O fato dessas entidades serem alegres e descontraídas não significa que o médium não deva prestar o mesmo respeito e concentração dedicado a outras Linhas. O respeito deve ser o mesmo com todas as linhas, pois todas elas são formadas por espíritos de Luz que vêm da Aruanda em nosso auxílio.
O médium quando incorporado com espíritos dessa Linha, age como se estivesse em um navio em balanço ou até mesmo embriagado, andando de um lado para o outro. Trata-se da forma com que essas entidades encontraram para trabalhar com a energia do médium. Há relatos de médiuns em desenvolvimento que dizem que a vibração dessas entidades traz uma sensação de enjoo e tontura, como se tivessem ingeridos bebidas alcoólicas.
Apesar dessa ligação com bebidas fortes, essas entidades realizam inúmeros trabalhos para auxiliar as pessoas em questões envolvendo o alcoolismo.
Os Marinheiros são grandes colaboradores da Aruanda. Amigos e companheiros fieis que sempre estão dispostos a auxiliar e livrar seus filhos de trabalhos escusos.
Por serem ligados à chamada Linha d'água, trabalham com a energia de Iemanjá.
Suas oferendas levam velas azuis, brancas e vermelhas, peixe, moedas, garrafa de bebidas, e charutos. São entregues preferencialmente nas praias.
Não possuem uma saudação específica, sendo utilizado apenas a expressão "Saravá os Marinheiros, Saravá o Povo do Mar".
Um detalhe importante deve ser comentado:
***Apesar dessas entidades fazerem o uso de bebidas fortes, jamais deixarão o médium alcoolizado. Se após uma sessão o "médium" estiver "bêbado" é a prova cabal de que estava mistificando ou que algo não está certo em seu desenvolvimento. Esse assunto será tratado em um texto separado, devido sua importância, porém, oportuno comentar aqui, tendo em vista que essas entidades utilizam-se de bebidas quentes em seus trabalhos. Frise-se, mesmo a entidade utilizando de tais elementos em hipótese alguma o médium de verdade ficará tonto, bêbado ou coisa do tipo. Pois, quem está utilizando tais elementos é o espírito que os leva quando desincorpora. O fato de um "médium" ficar bêbado após as sessões, é a prova inequívoca de mistificação e incorporação falha.
Por esse motivo, em nossa Tenda, só se utiliza desses elementos quem foi coroado (formado). O médium em desenvolvimento, em hipótese alguma deve fazer uso, tanto de bebidas, quanto de fumo. Vez que, se tratam de elementos fortes que se mal utilizados poderão atrapalhar no desenvolvimento mediúnico.
Lamentamos o que ocorre em determinadas casas onde o "Pai/Mãe de Santo" de forma irresponsável, libera o uso do fumo e álcool durante o desenvolvimento, sob o pretexto de "aproximar" as entidades. Trata-se de conduta lastimável. As entidades não são dependentes do álcool e do fumo. Apenas utilizam-se desses elementos para o seu trabalho e não para se satisfazerem. Quando vedado pela casa, elas trabalham da mesma forma e com a mesma eficiência.
O que de fato aproxima as entidades de verdade, é o médium ser doutrinado, caridoso, responsável e humilde. Isso sim aproxima muito mais as entidades de luz para com ele trabalharem do que qualquer outro elemento material.
Se o "médium" gosta de beber e fumar, o que não é aconselhado, que busque um bar ou fique em casa. Terreiro de Umbanda não é lugar para satisfazer seus vícios, mas ao revés, lugar para aprender a se livrar deles.***
Pois bem, voltando ao tema, os marinheiros também trabalham em falanges como as demais linhas de Umbanda. As mais comuns são:
- Martin Pescador
- Rei dos Mares
- 7 Mares
- 7 ondas
- Almirante
- Marujo
- Capitão dos Mares, etc.
PONTOS CANTADOS
- Martin Pescador
- Rei dos Mares
- 7 Mares
- 7 ondas
- Almirante
- Marujo
- Capitão dos Mares, etc.
PONTOS CANTADOS
Seguem abaixo, alguns dos Pontos Cantados nas sessões de trabalhos com essa Linha, os quais sempre falam da alegria, do mar, etc.
PONTO 1
Vem Marinheiro,
Dá licença de passar, de passar,
Seu navio entrou no porto,
Ele vem de alto mar! (2X)
Já cruzei a hora grande,
O mar revolto eu enfrentei,
Vou chamar pela pesqueira,
Para ver se ela vem,
Quando eu chegar em terra,
Vou falar com minha velha,
Meu navio foi no balanço é no
balanço que ele vai! (2x)
PONTO 2
Mas eu não sou daqui, marinheiro só,
Eu não tenho amor, marinheiro só,
Eu sou da Bahia, marinheiro só,
De São Salvador, marinheiro só,
Ô marinheiro, ô marinheiro, marinheiro só,
Quem te ensinou a navegar? marinheiro só,
Foi o tombo do navio? marinheiro só,
Ou foi o balanço do mar? marinheiro só. (2X)
Lá vem, lá vem, marinheiro só,
Como vem faceiro, marinheiro só,
Todo de branco, marinheiro só,
Com seu bonezinho, marinheiro só. (2X)
Ô marinheiro, ô marinheiro, marinheiro só,
Quem te ensinou a navegar? marinheiro só,
Foi o tombo do navio? marinheiro só,
Ou foi o balanço do mar? marinheiro só. (2X).
PONTO 3
O navio apitou no mar,
A costa balanceou. (2X)
Dá licença marinheiro,
Eu quero é falar, agô! (2X)
PONTO 4
Minha jangada vai sair pro mar,
Pra trabalhar, meu bem querer (2X)
Se Deus quiser quando eu voltar do Mar,
Um peixe bom, eu vou trazer, ei de trazer,
Meus companheiros também vão voltar!
E a Deus do céu vamos agradecer!
PONTO 5
Quem te ensinou a nadar?
Quem te ensinou a nadar?
Quem te ensinou a nadar?
Foi, Foi MarinheiroFoi o balanço do mar! (2x)
PONTO 6
PONTO 6
Seu Martim Pescador que vive atoa,
É bebendo marafo e caindo na rua (2X)
Eu também sei nadar,
Eu também sei nadar no mar (2X)
Eu também sei, também sei, também sei nadar (2X)
Na barra apitou o navio (2X)
Perguntando se podia entrar!
A barra já está tomada seu marujo!
Nesta barra aqui quem manda é Oxalá! (2X)
PONTO 7
Ô nós, que viemos
de outras terras de outro mar! (2x)
Temos pólvora, fogo e chumbo,
Nós queremos é guerrear! (2x)
PONTO 8
Navio negreiro no fundo do mar (2X)
Correntes pesadas na areia arrastar! (2x)
A Negra escrava se pôs a cantar! (2x)
Saravá, Minha mãe Iemanjá! (2x)
Virou a caçamba de fundo pro mar! (2x)
E que nos salvou foi mãe Iemanjá! (2x)
Saravá, Minha mãe Iemanjá! (2X)
PONTO 9
Minha Jangada flutuando em alto mar,
É mamãe sereia que veio trabalhar! (2X)
Jangadeiro, jangadeiro,
Jangadeiro vem de lá!
Ele é o timoneiro de nossa Mãe Iemanjá! (2X)
PONTO 10
Ô Cirandeiro, ô cirandeiro ó,
Ô Cirandeiro, ô cirandeiro ó,
A pedra do teu anel,
brilha mais que ouro em pó! (2X)
PONTO 11
Seu marinheiro sua morada é no mar! (2X)
Eu vou, eu vou remando, remando para o mar! (2X)
Seu marinheiro que balanço é esse? (2X)
É seu barquinho que vai para o mar!
Levando flores belas pra mãe Iemanjá!